Janaina Xavier é suspensa no SporTV após publicar foto com Joice Hasselmann

(Reprodução)

O Grupo Globo enviou comunicado no início desta semana solicitando isenção a seus profissionais nas redes sociais e alertando para um "código rigoroso" interno, o que já havia ocorrido em razão do primeiro turno da eleição.

Todavia, de acordo com o UOL Esporte, o novo alerta não ocorreu por acaso. No último fim de semana, a apresentadora do SporTV, Janaína Xavier, titular do 'SporTV News', postou uma foto com a então candidata do PSL à Prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann, e acabou suspensa de suas atividades.

Janaína exibiu nos seus "stories" uma foto onde aparecia ao lado de Joice. Na mesma imagem estava o namorado da apresentadora, Gustavo Bonini Guedes, que é também advogado da então candidata do PSL.

A imagem começou a circular na redação do esporte da Globo e chegou ao comando da área. Incomodados, os diretores afastaram Janaína imediatamente decidiram posteriormente por uma suspensão inicial de uma semana. O desconforto foi tão grande que uma possível demissão da apresentadora chegou a ser debatida. Por ora, no entanto, a opção foi descartada. A ideia de momento é que Janaína volte à bancada na segunda-feira (23).

Contrariada com a decisão, a apresentadora questionou a direção. Primeiro, Janaína se defendeu explicando que tratava-se apenas de um almoço informal com uma amiga dos tempos de Curitiba - cidade-natal de ambas. Na sequência, ela mostrou exemplos - prints de postagens em rede sociais - de posicionamentos políticos mais enfáticos de colegas em redes sociais e queria saber por que somente o caso dela seria punido.

A cúpula da Globo não gostou da resposta da apresentadora. Ao mesmo tempo, se viu obrigada a agir para evitar qualquer sinalização de que se tratava de algo pessoal.

Diante das argumentações de Janaína, outros jornalistas da casa que realizaram postagens de cunho político foram chamados. Para esses, no entanto, uma pena mais "leve": eles assinaram uma advertência formal. A situação não caiu bem nos bastidores e incomodou boa parte da redação.

Procurado, o Grupo Globo se manifestou a respeito. "Todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas".




Janaina Xavier é suspensa no SporTV após publicar foto com Joice Hasselmann Janaina Xavier é suspensa no SporTV após publicar foto com Joice Hasselmann Reviewed by Ribamar Xavier on 21.11.20 Rating: 5

8 comentários:

  1. Mas se fosse o Risek ou o Milton Leite abraçados ao Boulos não teria problema,não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né, fica parecendo que quando o jornalista se posiciona mais a direita, ele é punido, mas quando ele se posiciona mais a esquerda, ele só recebe uma advertência. Ou pune todos de forma igual, ou libera geral.

      Excluir
  2. Mas que perigo ela teve hein, quase perdeu o emprego por causa dessa palhaçada de política. Pelo menos foi só um susto. É uma lição tanto pra ela quanto pra todos nós de que o menor envolvimento possível com isso é pouco.

    ResponderExcluir
  3. Luis Carlos Jr Abriu um Sorrisao ao ver a Noticia kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Se não for posicionamento da panelinha, punição rígida, se vale pra um, tem que valer pra todos, mas esqueci que essa galerinha é hipocrisia pura...

    ResponderExcluir
  5. o Rizek é de canal? Pq o Twitter dele é só politica

    ResponderExcluir
  6. Eu acho engraçado isso, pq ela postou uma foto informal, não foi com cunho politico para a então candidata do PSL, mas a duvida que fica é, para quem posta algo relacionado a direita, é suspensão e punição na certa, quem posta algo mais voltado a esquerda como o Risek faz quase toda hora, tá de boa, ou vale para todos essa regra ou não vale para ninguém ...

    ResponderExcluir
  7. Se fosse o Calça Grande lambendo o pau do lula não dava em nada, mas como é uma mulher do Sportv numa simples foto ao lado de outra de um partido nada bem vindo na RGT, deu nisso.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.