Jornal divulga plano de exibições de imagens do Grupo Globo para uso do VAR

(Foto: Daniel Hott / América-MG)

O Grupo Globo tem acordo com a CBF para fornecer as imagens utilizadas pelo VAR inclusive nos duelos que não serão exibidos ao vivo por algum dos seus canais. A disparidade na quantidade de equipamentos utilizadas em cada partida tem incomodado a arbitragem, segundo publicou a Folha de São Paulo. O jornal, aliás, teve acesso ao plano de exibições elaborado pelo grupo.


Nele consta que os jogos do Premiere contam com sete aparelhos de transmissão. Já os do SporTV e da TV aberta variam de 15 a 24. Na Copa do Mundo de 2018, por exemplo, o VAR operou cada um dos jogos com 33 câmeras.

Quando escalados para as partidas do Brasileiro, os árbitros não recebem informações sobre quantos equipamentos terão à disposição. Eles só tomam conhecimento sobre isso no estádio. Um deles disse à que vive à expectativa da grade de programação dos canais.


Na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, que termina nesta segunda (23), o modelo do Premiere foi adotado em cinco jogos, enquanto a outra metade seguiu o padrão do SporTV e da TV aberta.

Além de ter um número inferior, o Premiere não conta com a chamada oitava câmera, conhecida também como invertida por ser a única instalada no lado oposto ao da cabine do VAR. Um árbitro a definiu como anjo. Para outro, é o equipamento dos 360 graus.

Segundo Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, a entidade contrata esse equipamento em algumas partidas em que ele não estaria disponível a um custo de até R$ 8.000.

"Deveria [fazer parte de todas as partidas], mas a Globo não está ali apenas para o VAR. Muita vezes a invertida, durante o lance, está focando nas reações dos treinadores e nos torcedores na arquibancada", afirmou Gaciba. "Às vezes pagamos uma câmera a mais para ter oito. Sete é o mínimo, mas, quanto mais tiver, melhor para o trabalho. A partir de 12 passa a ter dois operadores [responsáveis por ampliar as imagens para o juiz na cabine], o que deixa o trabalho de revisão ainda mais ágil", completou.





Jornal divulga plano de exibições de imagens do Grupo Globo para uso do VAR Jornal divulga plano de exibições de imagens do Grupo Globo para uso do VAR Reviewed by Ribamar Xavier on segunda-feira, setembro 23, 2019 Rating: 5

3 comentários:

  1. Podem colocar mil câmeras aqui no Brasil que essa cbf corrupta vais continuar prejudicando o campeonato.

    ResponderExcluir
  2. A Globo vai manipular resultados.So vai ganhar a quem ela for interessante.

    ResponderExcluir
  3. Verdade seja dita a Globo já manipula os resultados
    Veja oque esse daronco fez com o athetico no domingo contra o vasquin

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.