Cade abre inquérito para investigar Globo, FOX Sports, ESPN e Turner

(Reprodução)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está investigando os principais canais Globo, FOX Sports, ESPN e Turner (Esporte Interativo) para avaliar se há infrações à ordem econômica nas relações desses produtores de conteúdo esportivo com as operadoras de TV Fechada.


A informação foi publicada pelo blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte. Segundo ele, o inquérito foi instalado em março de 2019 como consequência de outra investigação feita pelo Cade relacionado à negociação do contrato do Campeonato Brasileiro. Essa apuração do Cade foi arquivada porque o organismo chegou à conclusão de que a Globo não retaliou nem tratou de forma diferenciada os clubes durante a negociação.

Já houve pedidos de informação para Globo, FOX, Disney (ESPN) e Turner sobre os contratos com as operadoras a cabo. Entre as perguntas feitas à Globo, estão se a empresa detém ações de operadoras de TV Fechada e se tem influência sobre as decisões tomadas por estas. São as operadoras que decidem qual a remuneração de cada canal de acordo com critérios comerciais.

Em uma petição, a Globo já pediu o arquivamento da nova investigação do Cade. Uma parte de sua petição feita em maio de 2019 é sigilosa. Da parte que é possível ler, a emissora desqualifica as acusações e uma nota da Ancine (Agência Nacional de Cinema) que deu origem à investigação. A Globo afirma que se tratam de práticas usuais ao modelo brasileiro TV.

"Por todo o exposto nas seções precedentes, não se identificam quaisquer razões fáticas, econômicas ou jurídicas a justificar o presente Inquérito em face do Grupo Globo, o qual se requer lhe seja arquivado de imediato", afirma a Globo no inquérito.





Cade abre inquérito para investigar Globo, FOX Sports, ESPN e Turner Cade abre inquérito para investigar Globo, FOX Sports, ESPN e Turner Reviewed by Ribamar Xavier on terça-feira, julho 30, 2019 Rating: 5

Um comentário:

  1. De novo o pessoal da Cade com essa conversinha. Como as demais, vai dar em nada.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.