Coluna do Professor #229, por Albio Melchioretto


VOCÊS DA IMPRENSA, A ORIGINALIDADE EM CRISE

Num jogo a vitória de goleada. Noutro toma goleada do pequeno Ituano. Na jogo seguinte, toma um gol, assusta e vira para nova goleada. Eis o primeiro fato e agora o segundo. Em dezembro um barco praticamente náufrago, em janeiro, chegou sob olhares de desconfiança, no final do mês, um herói. E assim são as manchetes do Santos FC de Sampaoli. A partir destas manchetes a coluna quer pensar como são “vocês da imprensa”, um problema de criatividade e originalidade.

Colunista cita o técnico Sampaoli do Santos para questionar: como são 'vocês da imprensa'? (Fernando Dantas/Gazeta Press)
Brinco com a expressão “vocês da imprensa”. Mas quem são vocês da imprensa? Serão que são os opostos do vocês da torcida? Vocês da arquibancada ou ainda vocês do sofá? Genérico demais, não funciona. Quando um treinador diante de uma pergunta de coletiva critica, ele muito provavelmente cai na falácia da generalização apressada. Mas é só um pensar, não uma verdade generalizadora. Mas o vocês da imprensa tem um peso. Vide a repercussão de Sampaoli. O vocês da imprensa é aquilo que todos repetem.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
Desconfiança na chegada. Elogio nos três primeiros jogos. Crítica frente ao Ituano e repercussão do gol do Altos. Como se tudo fosse muito mecanizado. Esta ideia geral, uma repetição padronizada como se não houvesse uma chance de reflexão diferente do que está posto. A era da internet, deveria ser a era da informação, da divulgação em massa de novas notícias, mas o que vemos, ao ler fontes diferentes, é um corte e recorte de mesmas ideias. Pouco, além do já dito é reafirmado. Vocês da imprensa pode ter sentido, na falta de originalidade daquilo que está posto. O dito pelo mesmo dito. Vocês da imprensa somos todos nós, que usamos, reutilizamos e nada criamos.

A coluna lamenta e solidariza com as vítimas do Centro de Treinamento do Flamengo.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no INSTAGRAM.



Coluna do Professor #229, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #229, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on domingo, fevereiro 10, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. Não tem um início de frase tão cliché, vagabundo e irritante quanto esse "vocês da imprensa". Quando ouço um técnico, jogador ou diretor de clube falar isso, a vontade que eu tenho é de chicotear esses inúteis que vociferam sensos comuns.

    Não que a imprensa seja a santinha da história, mas, que ao menos haja um melhor embasamento da parte crítica ao citar o trabalho da imprensa.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.