Ao Cade, Disney e FOX criticam posição da Globo no mercado de direitos esportivos

(Reprodução)
Conjuntamente, Disney e FOX enviaram ofício ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em relação à fusão das empresas no Brasil. De acordo com o UOL Esporte, por Gabriel Vaquer, no documento as empresas criticam o Grupo Globo e sua posição no mercado.

Como se sabe, o principal ponto para o Cade questionar a transação (a Disney adquiriu os ativos de cinema e parte de televisão da Twenty-First Century Fox por US$ 71,3 bilhões. No acordo, estão os canais pertencentes à FOX na América Latina, como o canal homônimo, o FOX Sports e a NatGeo) é a questão esportiva; para alguns setores do mercado, o negócio cria uma polarização perigosa e atrapalha a livre concorrência. Para se defender das críticas à fusão, as empresas enviaram um ofício explicando seus pontos de vista. O maior deles é relacionado ao esporte, que ocupa mais da metade do documento.

Quando falam especificamente de TV fechada com foco nos canais de esporte, as empresas criticam a Globo e afirmam que são "concorrentes muito distantes do Grupo Globo, que se torna cada vez mais forte". Para provar a tese, Disney e FOX mostram os números de audiência e faturamento da Globo, tanto em TV aberta, quanto em TV fechada. O documento também cita a unificação de todo o Grupo, ocorrida no decorrer de 2018, contando que isso tornará a empresa ainda mais competitiva e a colocará em uma posição melhor no mercado.

"Considerando a alta audiência dos canais da Globo, o grupo está em posição privilegiada para competir por receitas de patrocinadores ao poder oferecer pacotes mais amplos de patrocínio", afirmam as empresas. Para Disney e FOx, a Globo impõe uma rivalidade para ESPN e FOX Sports, e defende isso ao falar de direitos de transmissão.

Segundo o ofício, a ESPN não tem nenhum evento de grande interesse do público nacional, enquanto a FOX só tem acesso limitado a alguns deles, e não será a fusão das duas empresas que vai mudar a situação.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Ao Cade, Disney e FOX criticam posição da Globo no mercado de direitos esportivos Ao Cade, Disney e FOX criticam posição da Globo no mercado de direitos esportivos Reviewed by Ribamar Xavier on terça-feira, outubro 30, 2018 Rating: 5

8 comentários:

  1. Tem problema sim.Qualquera pessoa sabe que em uma licitação uma empresa não pode ser do mesmo dono da outra em uma concorrência por qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  2. O que falaram é verdade, e muito em breve o Brasil terá apenas 2 canais esportivos.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver se o Bostanaro vai ter peito de derrubar os verdadeiros donos do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Hey CADE, eu o grupo Globo sou uma empresa nacional. Seja camaradinha e quebre as bolas desses americanos.

    ResponderExcluir
  5. Não falo no sentido empresarial, em que muitas coisas sou leigo. Mas esse pessoal que adora criticar a Globo por tudo deveria olhar para suas próprias atitudes. O que a FOX fez na questão do Campeonato Espanhol, forçando o assinante a pagar por outro canal para ver os jogos é digna de quem reclama tanto? Não existe santinho em disputa comercial e nessas questões de TV.

    Sobre a fusão; chega a ser incrível a ESPN que ficou bem pior nos últimos anos ver cair no seu colo alguns eventos da FOX, caso essa fusão realmente aconteça.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre Rodrigues Parabéns por sua colocação dos fatos.

    ResponderExcluir
  7. DEPOIS QUE ISSO ACONTECER, A DISNEY TEM QUE IR NA AT&T QUE É DONA DA TURNER PRA COMPRAR O ESPORTE INTERATIVO, E ASSIM, UTILIZAR DO CAMPEONATO BRASILEIRO E CHAMPIONS PRA BATER DE FRENTE COM A GLOBO ALÉM DAS LIGAS EUROPÉIAS

    ResponderExcluir
  8. A única coisa ruím é que muita gente será demitida,assim como o EI e o proprio grupo globo fez.A Disney/Fox tem toda razão.Como bem lembrou um colunista deste site,o pessoal reclama da Fox Premium e não reclama do premiere.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.