Brasileirão é um dos poucos campeonatos do mundo em que clubes negociam individualmente com TV

(Reprodução)
A maioria dos campeonatos nacionais do mundo tem negociação coletiva de televisão, e apenas uma minoria dos contratos é fechada individualmente pelos clubes, como acontece no Brasil. Os dados são de um estudo da Fifa publicado nesta semana com uma análise da realidade de ligas por todo o planeta e publicado pelo UOL Esporte, por Rodrigo Mattos.

O relatório global de futebol de clube da federação internacional está em sua segunda edição e tratou da temporada de 2017. Em relação à negociação de televisão, a Fifa obteve dados de 190 países entre os seus filiados. Desse total, 170, ou cerca de 90%, tinham negociação coletiva dos direitos de televisão. Apenas 10% tinham acordos individuais de clubes.

O Brasil está nesta fatia minoritária desde 2011, quando houve a ruptura do Clube dos 13 e as negociações passaram a ser individuais. Isso se manterá pelo menos até 2024, período já contempla contratos assinados entre os clubes e a Globo ou o Esporte Interativo relacionados aos direitos do Brasileiro.

Entre os países mais representativos do futebol mundial, há outros dois campeonatos com negociações individuais: Portugal e México. Além deles, há outras nações menos relevantes no esporte com o mesmo modelo, como Angola, Cabo Verde, Egito, Peru, Ucrânia e Chipre.

Nenhuma das cinco principais ligas europeias tem acordos individuais de times.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Brasileirão é um dos poucos campeonatos do mundo em que clubes negociam individualmente com TV Brasileirão é um dos poucos campeonatos do mundo em que clubes negociam individualmente com TV Reviewed by Ribamar Xavier on agosto 02, 2018 Rating: 5

2 comentários:

  1. Individualmente é mais negociar propina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Em outros países a uma digamos união entre os clubes. Aqui depois do Andrez que acabou com o clube dos 13, cada um por si, cada cartola olhando para seu bolso. Um dos maiores exemplos a risonha e falida Primeira Liga, começou com prazo de validade certa. Quase ninguém lembra que existiu isso.

      Excluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.