Programa do FOX Sports é acusado de racismo ao usar 'blackface'

(Reprodução/FOX Sports)
O programa 'Jogo Sagrado', do FOX Sports, foi acusado de cometer um ato racista na edição desta segunda-feira (21). De acordo com o UOL Esporte, o humorista Rudy Landucci, conhecido por fazer imitações de jogadores e técnicos de futebol, fez uma paródia de Roger Machado, técnico do Palmeiras.

Internautas, entretanto, acusaram o programa de fazer a chamado “blackface”, prática considerada racista no teatro. O “blackface” se popularizou, principalmente, no século 19 e início do século 20.

AINDA SOBRE O ASSUNTO
Colunista do Esporteemidia.com, Alípio Jr., comenta a acusação

Na época, comediantes brancos se maquiavam de negros e faziam piadas racistas. O mais conhecido deles nos Estados Unidos foi o ator Thomas Rice, que criou o personagem Jim Crow, usado até hoje como exemplo de segregação racial. Aqui no Brasil, a prática também ocorreu nos anos 1920 com mais força.

A prática é considerada racista por reforçar esteriótipos de negros entre os brancos. Em 2014, o “Geledés – Instituto da Mulher Negra” publicou conteúdo explicando, por exemplo, porque considerava a fantasia de “Nega Maluca”, costumeiramente utilizada em carnavais, racista por meio do blackface.

“Blackface não é homenagem em contexto algum! Black face é racismo! E se vestir de mulher enquanto pratica o blackface é dar voz ao patriarcado racista que ridiculariza nossos traços étnicos, que nos paga menos pelos mesmos serviços, que nos negligencia em atendimentos médicos, que vende nossos corpos como atrativo turístico e depois nos impede de realizar abortos”, diz o texto.

Em dado momento, o Roger interpretado por Rudy fez uma piada de como ele iria medir as palavras e pegou uma régua. “Vou medir sete centímetros, mais oito aqui”, afirmou ele, levando o apresentador Benjamin Back aos risos.

Para muitos internautas, a “blackface” feita por Rudy se torna ainda mais grave porque um dos convidados do programa era Grafite. Em 2004, o ex-jogador foi vítima de ato racista em uma partida contra o time argentino Quilmes – na ocasião, o zagueiro Desábato o chamou de “negro de merda”.

O apresentador Benjamin Back foi questionado sobre as acusações e respondeu a um internauta dizendo que ele “estava bebendo”. Os outros membros do programa – a apresentadora Lívia Nepomuceno, o repórter Alfinete, ex-Pânico, e o comentarista Maurício Borges – não se pronunciaram.

O FOX Sports informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Programa do FOX Sports é acusado de racismo ao usar 'blackface' Programa do FOX Sports é acusado de racismo ao usar 'blackface' Reviewed by Ribamar Xavier on maio 22, 2018 Rating: 5

6 comentários:

  1. Fala sério... Muito mimimi nesse mundo. Não pode nem interpretar "caracterizado" uma pessoa?
    O "blackface" praticado no século passado era realmente para dizer que os negros eram diferentes, etc... nada a ver com a situação do Rudy Landucci.

    ResponderExcluir
  2. A patrulha do politicamente correto voltou pra atacar mais um programa patético da patética Fox. Nota 0 pra ambos.

    ResponderExcluir
  3. Queria ver esse pessoal q faz esse tipo de palhaçada, ao invés do "black face" na próxima vez fazer um "jew face". Vai todo mundo pra rua e nunca mais trabalha em lugar nenhum. Mas fazer com quem não tem poder pra revidar é moleza, né. Escolher um alvo q não tem como se defender é predileção dos covardes.

    ResponderExcluir
  4. Frescura, só digo isso. Vão caçar o que fazer em vez de ficar problematizando tudo.

    ResponderExcluir
  5. como tem chato neste mundo, pqp!!

    ResponderExcluir
  6. Isso, o Rudy ta errado, certo mesmo ta a novela q não tem nenhum negro pata fugir de problemas assim. Alias se fizerem blackface na novela eh inclusão ou racismo duplo??? Kkkkkkk
    Com relação ao Roger nao poder revidar: a torcida do Palmeiras eh muito ativa na internet. Um boicote sairia num piscar de olhos, mas acho q assim ficaria difícil

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Loading...
Tecnologia do Blogger.