Grupo Globo vai querer compensação do FOX Sports para sublicenciar Copa do Brasil

(Divulgação/CBF)
O FOX Sports terá de renegociar com o Grupo Globo o sublicenciamento da Copa do Brasil para continuar transmitindo suas partidas no ano que vem. A informação é do UOL Esporte, por Eduardo Ohata.

No Grupo Globo há a disposição do prosseguimento de algum tipo de parceria entre FOX Sports e SporTV relativa à Copa do Brasil, mas é ponto pacífico que após a proibição pela Conmebol do repasse de jogos da Libertadores a parceiros, alguma compensação alternativa terá, obrigatoriamente, que ser viabilizada em troca das partidas da competição, seja financeira ou na forma de direitos de TV. Como estão previstos para as próximas semanas os leilões de direitos de TV como o da Liga dos Campeões da UEFA e o da Copa Sul-Americana, a posição na Globo para definir o que quer como contrapartida é esperar para ver o que acontece.

Por depender de leilões que ainda não aconteceram, da parte da Globo é dado como certo que um eventual novo acordo, se sair, acontecerá apenas no segundo semestre. Como o acordo atual entre as emissoras é válido até o final do ano, não há pressa para que um novo seja sacramentado no curto prazo.

O FOX Sports exibe as partidas da Copa do Brasil, que são propriedade da Globo, e em troca cedia jogos de Libertadores, Sul-Americana e Recopa, cujos direitos são seus até esta temporada, para a Globo e o para o canal SporTV, seu braço na TV por assinatura.

Quando a Globosat e o FOX Sports confirmaram o acordo de sublicenciamento da Copa do Brasil, no ano passado, que também aumentou o número de partidas da Libertadores e da Sulamericana a que o SporTV tem direito de exibir, foi divulgado que sua duração era de cinco anos. Mas como o contrato do FOX Sports com a Conmebol pela Libertadores vence este ano, já se sabia que o canal tinha garantidos apenas dois dos cinco anos de contrapartida.

O formato do leilão dos direitos da Libertadores adotado pela Conmebol complicou o acordo entre Fox Sports e Globo, já que o proibiu o sublicenciamento de partidas para parceiros. O FOX Sports ganhou um dos quatro pacotes de direitos da competição continental, assim como o SporTV e a própria Globo, mas o canal não pode repassá-los ao SporTV, e mesmo que pudesse, seria uma quantidade de jogos bem menor do que vinha acontecendo.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Grupo Globo vai querer compensação do FOX Sports para sublicenciar Copa do Brasil Grupo Globo vai querer compensação do FOX Sports para sublicenciar Copa do Brasil Reviewed by Ribamar Xavier on maio 16, 2018 Rating: 5

4 comentários:

  1. Deu pra entender bem esse post. O sublicenciamento só ocorria assim porque ambas as emissoras eram donas das competições (seja a Fox dona dos torneios CONMEBOL ou a Globo dos torneios CBF). Uma vez que a CONMEBOL passou a utilizar do leilão para angariar novos valores, a Fox deixou de ser dona para se tornar uma "mera detentora de direitos de transmissão".

    Resumindo: Globo continua mandando em competições nacionais, mas, a Fox não manda nas internacionais. Eu não consigo enxergar outro tipo de compensação que não seja o dinheiro. Serie A Tim (cujo contrato vence agora) não me parece ser tão interessante pro Sportv, assim como a Bundesliga (outro que tem contrato encerrando já). La Liga e Liga Europa são da ESPN sublicenciadas para a Fox.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei, o Cade determinou há alguns anos, que a globo sublicencie a Copa do Brasil ou o Brasileirão. Nesse contexto é que a CB passou na Espn Brasil, que em troca repassava o Italiano.
      Apesar de exigir a compensação, acredito que a globo vai ter que procurar alguém pra dividir os jogos.

      Excluir
    2. canal pra transmitir tem de sobra

      Excluir
  2. Acho que ainda acontece um acordo entre ambas, sem a "retribuição financeira".

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.