(Reprodução)

OFF-ROAD PARA TELEVISÃO

No final de semana passado, 04 de abril, estreou a Extreme X. A categoria é uma série de corridas off-road internacionais sancionada pela FIA que usa SUVs elétricos para correr em partes remotas do mundo, como a floresta amazônica ou o Ártico. A primeira etapa foi no deserto na Arábia Saudita. No Brasil, ESPN/Fox Sports e Sportv possuem os direitos de transmissão. Fiquei com sensação que o show foi pensado para a televisão. Mais do que a transmissão em si, o jeito que foi organizado é para entreter o público. Divertido, mas o esporte parece ter ficado em plano secundário.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
TV NSPORTS ALTERNATIVA INTERESSANTE

Tenho acompanhado o Futebol Catarinense TV pela plataforma TV Nsports. Minha crítica é a ausência de um aplicativo nativo para televisão (Android TV). Tenho visto os jogos através do Chromecast. Limitações técnicas a parte, a transmissão, a interação com o público e o cuidado com imagem e comentários é fantástico. Além de todos elogios, a possibilidade de ver os jogos em horários alternativos é a cereja do bolo. Com tantas tecnologias confinar o espectador ao vivo é uma tortura desprovida de sentido. Parabéns pela iniciativa TV Nsports. Outros serviços poderiam pensar na mesma estratégia, né Conmebol TV!

DICA DE LEITURA

Em 2014, Paulo Vinícius Coelho publicou o livro “Tatica Mente”. Com um prefácio abaixo da crítica de Luiz Felipe Scolari o texto, de capítulos curtos, faz uma análise de jogos de Copa do Mundo para além dos números que explicam o jogo. PVC percebe como o campo toma forma com as movimentações influenciam, mas para além dos números e táticas, há o contexto que elas estão inseridas. Tatica Mente é um livro sobre histórias. Por exemplo, nem todo 4-3-3 é igual. Brasil de 70 e Holanda de 74, apresentavam as movimentações diferentes. E o que me chocou foi a desromantização da Seleção de 1982. Após leitura busquei no YouTube rever Brasil vs. União Soviética e Brasil vs. Itália com o texto na mão…

COELHO, Paulo Vinícius. Tática mente. São Paulo: Panda Books, 2014.