(Foto: Luís França/Vicar)

A Band e a operadora de comunicações Claro fecharam acordo formal para realizarem a primeira transmissão esportiva com tecnologia 5G na televisão brasileira. De acordo com a coluna de Gabriel Vaquer, no UOL Esporte, o feito ocorrerá neste domingo (25), a partir das 15h00, na primeira etapa da Stock Car Brasil, no autódromo de Goiânia (GO).

O objetivo é mostrar como a nova tecnologia, que chegará em breve para o consumidor final do brasileiro, vai melhorar a qualidade das comunicações no país consideravelmente. 

A transmissão contará com o apoio de um drone que irá captar todas as emoções da primeira etapa da corrida e enviar o sinal utilizando o 5G, instalado pela Claro no Autódromo de Goiânia para a central de edição da Band. As empresas Huawei, Qualcomm e Motorola vão auxiliar na produção.

Para acompanhar o evento, os espectadores ainda terão imagens exclusivas enviadas pelo "Mochilink" - uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão - que também utilizará a rede de quinta geração para transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade. A ideia é que estes recursos sejam utilizados ao longo da transmissão, para uma experiência ágil e imersiva do telespectador.