Coluna do Professor #353, por Albio Melchioretto

(Reprodução)

ATÉ QUE PONTO A RECORD RIO VALERÁ A PENA PARA O CARIOCA?

O grupo Globo (TV Globo, boa parte da rede, SporTV e Premiere) pagaria mais de R$ 100 milhões para o Carioca. Apenas o contrato da TV aberta, segundo o divulgado em vários veículos, R$ 11 milhões, por ora, apenas alguns estados verão o carioca. TV paga apenas pay-per-view (a negociar com algumas operadoras). Os clubes negociarão via streaming. Existe a esperança de arrecadar mais com a venda do PPV. Mas vale a pena? A exposição da marca ficará restrita. Tudo isso nasce, porque um clube bateu o pé e quis mais dinheiro. Mas, será que a vontade de um prevalece sobre os demais? Os pequenos sofrerão com menor exposição de mídia, por conta da cobertura restrita da RecordTV, sem canais esportivos da TV paga e com uma venda de PPV que de longe, mas de longe mesmo não atingirá os números do Premiere e as operadoras que ele já está presente. Sem exposição, haverá maior dificuldade, a curto prazo de atrair patrocinadores, e a longo prazo, de estabelecer uma ligação afetiva com novos torcedores. Não estou a defender o modelo globo, mas se o monopólio é ruim, fazer futebol sem a “grande parceira” é um negócio de muitos e muitos riscos. Além de tudo, parece que o futebol carioca ainda não entendeu o seu real tamanho no futebol brasileiro, urge superar os delírios de grandeza.
Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio


QUEM QUER SE GRANDE VERDADE..

Na contramão dos delírios de alguns cartolas brasileiros, há dois movimentos internacionais interessantes. Há um discurso e estudos em andamento da fusão de duas ligas. Um movimento está na Europa, Holanda e Bélgica, estudam fundir as duas competições nacionais e na mesma lógica, na América Norte, MLS e Liga MX pensam num mesmo movimento. A MLS já conta com equipes canadenses. Na defesa da fusão, o argumento de produto forte com maior valor midiático é ótimo argumento. Não é questão de elitização da competição, mas valorização do produto em todas as escalas, seja no reconhecimento mundial, seja na valorização das pequenas equipes.

TESTAMOS O SPORT FLICK

A coluna testou ao longo da semana o OTT Sport Flick, em Android TV. O serviço de streaming conta com Cricket, lutas e futebol. Parte dos serviços são vendidos em PPV, todo menu em português. No futebol a Liga Primeira, da Nicarágua, está free e é o “carro-chefe”. Narração em inglês. Se houver algum leitor aficionado pelo futebol nicaraguense, os jogos também são mostrados na língua mater no YouTube. Pelos testes, a Sport Flick apresentou vários travamentos, e no YouTube, uma transmissão lisa o tempo inteiro. Ambos testados em uma conexão de 100 Mpbs/fibra.




Coluna do Professor #353, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #353, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on 14.2.21 Rating: 5

6 comentários:

  1. Oi Albio , sobre essa SportFlix , seria interessante se ela focasse apenas em esportes gerais , assim teria um público legal, gosto de futebol mas o fato é que por ser fã de diversas modalidades esportivas , a tv está carente . Por exemplo , o Sportv todo mês transmitia esportes de inverno , agora não há mais nada (como eu queria ter acesso ao EuroSports ou Sky Sports).....Existe um cardápio gigantesco , que eu pensei que a DAZN Iria passar , mas nada ...
    Fiz uma lista de vários eventos esportivos que estão longe da tv .
    Libertadores de Futsal e de futebol de areia
    Europeu de Futsal e Futebol de Areia
    Mundial de Ciclismo Bmx, estrada, montain bife
    Mundial de Esgrima
    Etapas de ginástica artística e rítmica
    Etapas de judô
    Liga Americana de Natação
    Brasileiro de Natação
    Rugby Sevens, liga europeia
    Etapas de Skate
    Vários torneios de esportes radicais da Redbull
    Algum torneio de automobilismo
    Brasileiro de Surf
    Liga Americana de Atletismo
    Liga Americana de Natação
    Liga dos Campeões de Vôlei (masc e fem)
    Italiano de Vôlei (masc e fem)
    Mundial de Snowboard
    Mundial de Biathlon
    Mundial de Bobsled, de Skeleton, Luge
    Mundial de Patinação em Velocidade
    Mundial de Patinação Artística
    Mundial de Curling
    Mundiais de Esqui
    Mundial de Hóquei
    Mundial de Canoagem
    Mundial de Handebol
    Mundial de Hipismo
    Mundial de Críquete
    Mundial de Beisebol
    Mundial de Montaria


    ResponderExcluir
  2. Esse lance da Globo de proposta para todas as midias delas de forma exclusiva é o que atrapalha. Ela podia entrar com Premiere e Sportv , e a Record ter seu jogo exclusivo por rodada ,

    ResponderExcluir
  3. É a mesma opinião do maquina do esporte,site que chora pelas 'organizações" não ter mais libertadores,mas vamos falar a verdade,que grande parte da imprensa não diz:A poderosa paga mais do que vale os regionais.Ela faz isso pra minar a concorrência, ou vocês acham que o paulistão vale 187 mi e o carioca 100 mi,com o nivel atual.

    ResponderExcluir
  4. CARIOCA
    Não da pra entender a lógica desse colunista. Em 2020 foi a RGT que rompeu com o Campeonato Carioca no meio do caminho, por birrinha com o Flamengo. Pq os demais clubes teriam que aceitar ela, alegando ser vantajoso, uma emissora que abandona o campeonato e mais 11 times no meio do caminho por causa de uma birrinha com o filhote? Estão mais do que certo em negociar com outros canais. Falando da exposição de marca dos patrocinadores, que adiante fechar com um canal piá de prédio, se ele resolve levar a bola pra casa porque brigou com um amiguinho e não quer mais brincar?

    QUEM QUER SE GRANDE VERDADE..
    Uma furada. Que criem uma competição pra concorrer com a Concachampions, campeonato nacional com uma fusão nesses moldes México/EUA vai ser uma piada.

    TESTAMOS O SPORT FLICK
    Se houver algum leitor aficionado pelo futebol nicaraguense, os jogos também são mostrados na língua mater no YouTube. Pelos testes, a Sport Flick apresentou vários travamentos, e no YouTube, uma transmissão lisa o tempo inteiro. Até a temporada passada era assim, agora só o campeonato Sub-20 é transmitido no YOUTUBE. Inclusive coloco todos os jogos da agenda deles aqui no site.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.