Novos canais online conectam equipes com fãs de modalidades esportivas

(Reprodução)

Hoje em dia, a internet é o principal meio de comunicação utilizado pela população mundial. Pensando nisso, diversas equipes de várias modalidades esportivas lançaram novos canais em plataformas online para se conectar com seus fãs.

Cada vez mais times e modalidades se rendem ao streaming
Desde 2018, o streaming é a nova jogada dos clubes de futebol. Inspirados pela Netflix, tanto o Corinthians quanto o Palmeiras, duas das maiores equipes do futebol nacional, lançaram plataformas online para a exibição de conteúdo.

A do Corinthians foi batizada de Corinthians TV Play e permite que qualquer pessoa, independente de ser sócia-torcedora do clube, acompanhe diversas produções audiovisuais relacionadas à equipe.

Lá é possível encontrar desde partidas e competições até informações de bastidores, treinos e entrevistas com os jogadores e equipe técnica. Vale mencionar que a plataforma acompanha o futebol masculino e o feminino, assim como também é possível encontrar programas especiais e documentários do Timão.

Já a TV Palmeiras Play foi eventualmente rebatizada para TV Verdão Play e se transformou em um canal oficial do YouTube. De forma similar ao Corinthians, lá é possível encontrar muito conteúdo que apresenta diversas notícias e comentários dos bastidores da equipe.

O Corinthians não revela os números da sua plataforma, mas atualmente já são mais de 200 mil seguidores acompanhando o canal do Palmeiras e os vídeos da equipe já somam centenas de milhares de visualizações.

No poker não é diferente e há pouco tempo a PokerStars lançou um novo canal no YouTube. O conteúdo do canal conta com todo tipo de vídeo, que inclui desde séries históricas dos maiores campeonatos do mundo até grandes momentos de partidas e torneios disputados no site.

Os programas são apresentados em português pelo narrador Flávio Del Valle, junto de comentários técnicos do craque Felipe "nophilings" Phil, e proporcionam ótimas oportunidades para os fãs se conectarem e aprenderem mais sobre o esporte da mente.

Diversos especialistas já apontaram que o esporte chegou para ficar nas plataformas de streaming e cada vez mais outras modalidades, como o judô, o vôlei e muitas outras também devem começar a contar com seus próprios canais.

(Reprodução)

Páginas oficiais e aplicativos também estão em alta

A presença dos clubes e outras modalidades nas redes sociais vai além do streaming. Os fãs também podem se conectar por meio de páginas oficiais e aplicativos. Um estudo recente da consultoria esportivas Sports Value, divulgado pela Exame, revelou os clubes de futebol mais populares na web.

Segundo os dados, o Barcelona é o clube mais popular do mundo com 240 milhões de fãs espalhados pelas redes sociais, seguido de perto pelo Real Madrid com 220 milhões na segunda posição e o Manchester United com 140 milhões na terceira.

O “top 10” dos maiores clubes com presença digital fica completo respectivamente com a presença do Juventus (91 milhões), Chelsea (90 milhões), Liverpool (86 milhões), Paris Saint-Germain (84 milhões), Bayern de Munique (78 milhões), Arsenal (75 milhões) e Manchester City (72 milhões).

As equipes brasileiras quase chegaram ao topo com o Flamengo, que ocupa uma honrosa 11ª posição com 34 milhões de fãs. Em seguida, é possível encontrar o Corinthians (14ª) com 24 milhões e o São Paulo (18º) com 15 milhões.

Vale mencionar que mesmo não contando com o maior número de fãs, o primeiro e o terceiro colocados em relação ao número de postagens realizadas são dois times brasileiros.

O Atlético Mineiro conseguiu o recorde de publicar mais de 5 mil vezes durante o ano nas diversas redes sociais, enquanto o Santos realizou mais de 4,4 mil posts nessas plataformas.

Além da presença em redes como Twitter, Facebook e Instagram, outro canal que tem conquistado cada vez mais importância na estratégia de comunicação dos clubes são aplicativos móveis.

Por exemplo, o São Paulo, terceira equipe brasileira com mais seguidores nas redes sociais, desenvolveu um aplicativo oficial do clube para garantir um canal proprietário que gere ainda mais engajamento com a torcida.

Lançado na App Store e na Google Play, o app gratuito apresenta diversos serviços relacionados a entretenimento, notícias e venda de produtos e ingressos para as partidas.

Pelo aplicativo é possível acumular pontos que podem ser trocados por diversas vantagens e ele também unifica todas as redes sociais do clube, permitindo que o torcedor veja tudo o que for publicado nelas, assim como informações, vídeos e estatísticas relacionadas ao São Paulo.

Futuro deve contar com novos caminhos e redes sociais
Além das redes e plataformas atuais, que também incluem canais de transmissão de partidas como o DAZN, o futuro deve ver cada vez mais equipes se conectando com os fãs por meio de novos canais digitais.

Por exemplo, o TikTok já conta com a presença de diversas equipes e modalidades. E o lançamento e massificação de novas tecnologias, como os relógios inteligentes, deve proporcionar outras formas de conexão.





Novos canais online conectam equipes com fãs de modalidades esportivas Novos canais online conectam equipes com fãs de modalidades esportivas Reviewed by Ribamar Xavier on 22.1.21 Rating: 5

Um comentário:

  1. Desde 2018? Desde 2015 pelo menos
    Conheci a NFL tem uns 8 anos quando o EI transmitia os jogos de graça na internet
    NBA está passando jogos ao vivo no youtube agora

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.