TV WA vai mostrar jogos da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O FUTEBOL É UMA VITRINE

Há exatos sete dias a repercussão da TV Walter Abrahão (TV WA) na mídia era próximo de zero. Passei a semana explicando para colegas e leitores que canal é este. “Lembra da PlayTV…” Pois é, comprou os espólios e depois de um ano ganhou as manchetes com o futebol. Continuará nas manchetes pelo visto, e assim, vejamos a potência que é o futebol. Bastou comprar uma competição e ela o fez aparecer. A mídia está explorando até os amigos do dono da emissora. Agora cabe muitos questionamentos, como de onde surgiu o dinheiro para pagar a vista? Será que mostrará sozinha? Venderá para canais abertos. Fico com a impressão que ela mirou alto para pegar outros voos mais baixos. Já tem mostrado, com pouca repercussão, lutas (eis um esporte que pouco acompanho), fala-se em Campeonato Catarinense… pelo visto poderá surgir outras novidades...

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
HÁ JORNALISTAS E JORNALISTAS

Evito de falar de jornalistas, mas um, esta semana, irritou-me, as falas de Cosme Rímoli, do R7 Esportes. O jornalista passou várias colunas destilando seu ódio a Rede Globo. Sinto falta das reportagens premiadas do jornalista, anteriores a fase bolha que vive nos textos do R7. Não há esporte no grupo que ele trabalha para falar? Todos possuem a liberdade de escolher e criticar linhas editoriais, como muitas aqui o faço, mas perseguir um canal é problema ético. Os azedos deveriam aprender com o mestre Lúcio de Castro como tecer críticas. Crítico sim, cítrico não!

TV CENTRO AMÉRICA E UM NOVO HORÁRIO PARA OS ESTADUAIS

Parece que a TV Centro América, Rede Globo para Mato Grosso, ensaiou jogos do estadual, temporada 2021, no domingo de manhã no horário do Esporte Espetacular. A Rede Globo tem uma política mais rígida com filiadas que a concorrência, será que isso acontecerá? Todavia, o horário matinal, para torneios de menor grandeza seria um bom horário. Valorizaria os estaduais e ao mesmo tempo permite aos espectadores uma segunda janela de futebol. Mas, o Esporte Espetacular? Prefiro eventos ao vivo, sempre!