Coluna do Professor #294, por Albio Melchioretto

(Divulgação/BATE Borisov)
MFTV ENCONTRA UM NICHO INTERESSANTE

O jogo era Bate Borisov e Torpedo Zhodino. A imagem ocupava boa parte da tela da televisão. O sinal era de uma live. A borda inferior uma grande faixa azulada. No canto superior direito um logo. Ao longo do jogo ele se modificou. Algumas leves travadas. Havia narração, comentário e interação com pública… num sábado de quarentena, a busca por futebol ao vivo, me levou para a MFTV.

A coluna de hoje versa a experiência de acompanhar um jogo do campeonato da Belarus, Vysshaya Liga, pela MFTV (Mídia Futebolística), live via Facebook. Agradeço ao Luan, no grupo do WhatsApp, do Esporte e Mídia que intermediou o contato com o Leonardo Lustosa, que gentilmente atendeu a coluna. Primeiro gostaria de falar do projeto da MFTV e na sequência a experiência enquanto espectador.

A MFTV nasceu transmitindo jogos do Pro Clubs (modo de jogo do FIFA), e outros eventos de e-sports. Agora durante a quarentena há a vivência do futebol profissional. Durante a transmissão do último sábado, 18 de abril, houve o pico de 400 aficionados pelo jogo do “belarussão”. Uma marca interessante para um grupo que o faz por hobby, e considerando a qualidade do evento transmitido. O fazem por diversão. Uma narração linear e muita resenha. A conversa flui naturalmente, nada forçado entre os partícipes. E a interação com o público é algo muito forte, o que garante uma dose de entretenimento.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
A MFTV está mostrando, além da já citada competição, jogos também da Primeira Liga (Nicarágua) e outros. Uma transmissão leve, muitas brincadeiras. Em alguns momentos, há um certo exagero, se compararmos com o pessoal da televisão que fazem jogos no Facebook. E aqui há uma linha divisória. Não são profissionais que fazem futebol profissional, mas amigos que o fazem por hobby, então, não podem ser cobrados na mesma proporção como são um projeto comercial. Embora, algumas vezes o falatório tenha esquecido do jogo, ainda sim, fazer jogos do campeonato de Belarus e Nicarágua é um feito para corajosos. Como diz Leonardo Lustosa, “assistir um futebol de baixa qualidade com uma transmissão totalmente engessada não daria retorno”. Uma estratégia interessante.

O ciberespaço permite experiências deste tipo. O rádio foi importante numa faixa de tempo, e foi o único meio de se fazer futebol ao vivo por décadas. Depois, a revolução da televisão, com VTs, como vimos na coluna #291, depois ao vivo e a TV por assinatura. Agora a bola da vez são as transmissões por streaming. Continuo, ainda, a torcer o nariz, mas inegável que seu tempo chegou. Cada mídia possui uma forma de fazer a transmissão. Levar a TV para a Internet pode não ser a melhor forma de fazer esporte. O que é diferente de ter TV na Internet, não falo do meio, mas da técnica sobre o meio. O streaming exige um tipo de linguagem diferente da TV. Menos engessado e mais cativante.

Parabéns ao povo do MFTV pela iniciativa e que outras possam surgir. 




Coluna do Professor #294, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #294, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on 26.4.20 Rating: 5

Um comentário:

  1. Vc pode acompanhar os jogos da liga de Belarus pelo YouTube tem o canal da liga deles. As 11:30 e 13:30. Só procurar lá .

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.