Saiba tudo sobre a Eurocopa 2020; grupos, sedes, fórmula de disputa, transmissão

(Reprodução)
Estamos há menos de 100 dias da 16ª edição da Eurocopa, que, em 2020, completa 60 anos de história. A edição deste ano tem uma peculiaridade: vai ser distribuída, de forma inédita, em 12 países diferentes. O pontapé inicial ocorre no dia 12 de junho e o vencedor vai ser conhecido trinta dias depois.

O primeiro jogo é entre Turquia e Itália, no Estádio Olímpico de Roma. A final é em Wembley, em Londres, assim como as semifinais. Para acompanhar os jogos e fazer suas APOSTAS EURO 2020, Globo, SporTV e Globoesporte.com detém os direitos de transmissão.

TRANSMISSÃO

Todos os jogos serão exibidos ao vivo pelo SporTV, enquanto algumas partidas serão transmitidas pela Globo, na TV aberta, e também pelo Globoesporte.com. A TV Globo mantém contrato com a Uefa desde 2012. Já com o SporTV a parceria vem desde 1992.

Com a decisão entre França e Portugal, na Eurocopa 2016, o SporTV atingiu 2,9 milhões de pessoas. O duelo final rendeu a maior audiência da Eurocopa para o canal. Contando o público masculino e feminino em todas as faixas etárias, o SporTV só ficou atrás da Globo, que também transmitiu o confronto. Em comparação à final da Eurocopa de 2012, entre Espanha x Itália houve crescimento de 30% na audiência.

SEDES

A competição está em 12 sedes distintas: Roma (Itália), Baku (Azerbaijão), São Petersburgo (Rússia), Copenhague (Dinamarca), Amsterdã (Holanda), Bucareste (Romênia), Londres (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Bilbao (Espanha), Dublin (Irlanda), Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria).

As sedes foram divididas em seis pares, estabelecidas com base na força desportiva de cada uma (supondo que os anfitriões de cada sede avancem de fase), em considerações geográficas e restrições de segurança e política. Os pares foram alocados através de um sorteio em dezembro de 2017. Cada seleção de um país anfitrião jogará pelo menos duas partidas em casa.

FÓRMULA DE DISPUTA

São vinte e quatro seleções divididas em seis grupos com quatro participantes. Elas jogam em turno único dentro das chaves. Os dois melhores times avançam para as oitavas de final, mais os quatro melhores terceiros colocados. A partir das oitavas, os jogos são disputados no sistema de mata-mata, em partida única. Em caso de empate, há prorrogação e pênaltis.

Apesar da proximidade do torneio, nem todas as seleções participantes estão definidas. Apesar de os grupos já terem sido sorteados, uma repescagem, disputada nos dias 26 e 31 de março, vai definir as últimas quatro seleções.

São quatro pequenos "torneios" disputados em mata-mata, com semifinal e final em jogos únicos. O campeão de cada um garante vaga na Eurocopa. Veja as chaves:

Bulgária x Hungria / Islândia x Romênia
Bósnia x Irlanda do Norte / Eslováquia x Irlanda
Noruega x Sérvia / Escócia x Israel
Geórgia x Belarus / Macedônia x Kosovo

GRUPOS

Grupo A: Itália, País de Gales, Suíça e Turquia
Grupo B: Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Rússia
Grupo C: Áustria, Holanda, Ucrânia e vencedor da chave 4
Grupo D: Croácia, Inglaterra, República Tcheca e vencedor da chave 3
Grupo E: Espanha, Polônia, Suécia e vencedor da chave 2
Grupo F: Alemanha, França, Portugal e vencedor da chave 1




Saiba tudo sobre a Eurocopa 2020; grupos, sedes, fórmula de disputa, transmissão Saiba tudo sobre a Eurocopa 2020; grupos, sedes, fórmula de disputa, transmissão Reviewed by Ribamar Xavier on 5.3.20 Rating: 5

2 comentários:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.