Coluna do Professor #288, por Albio Melchioretto

(Reprodução/YouTube)
PENSAR A SAÚDE MENTAL NO ISOLAMENTO

A coluna não dará dicas do que fazer durante a quarentena. Falo isso na primeira linha, para não causar frustração no amado leitor. Tenho por intenção, nestas linhas, pensar um pouco o que temos feito nas duas primeiras semanas de isolamento social, mas não virtual e de pouca, ou quase nenhuma novidade na mídia esportiva brasileira. Mas isto não é problema, o contágio e as consequências sociais sobre os afetados é muito maior. O primeiro objetivo é salvar vidas!

Os grupos de WhatsApp aproveitam o momento para nos inundar de vídeos de “especialistas” e pedidos de oração. Sem entrar no mérito da questão. Outros diverte-se com charadas e desafios quebra-cuca sobre esporte. Estes dois últimos são formas interessantes para entreter os aficionados pelo esporte. Parar rir e brincar durante a seriedade. Que a tesão não nos tire a alegria de viver.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
Na televisão e rádio a história recente do esporte é o que resta. Na quarta-feira, diverti-me, com o GP da África do Sul, de 1986, onde Piquet sacramentou o título de piloto. Interessante perceber as diferentes concepções de transmissão de esportes e as condições técnicas. Poucos gráficos, apenas as informações essenciais na tela. Narração radiofônica, captação das imagens sempre dos mesmos ângulos. Não se acompanhava a corrida, apenas alguns pilotos.

Em tempos de reclusão e de revisão de rotinas e prioridades, enquanto alguns defendem o capital antes da vida humana, quando puder, o esporte, inda que reprisado, por ser um bom momento de entretenimento. Momentos de higienização mental são importantes. Aliviar a pressão e a preocupação é fundamental para traças as estratégias diante das dificuldades da vida, do isolamento e das crises sanitárias, sociais e econômicas.

E você leitor, o que tem feito para aliviar a pressão?




Coluna do Professor #288, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #288, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on 26.3.20 Rating: 5

Um comentário:

  1. apenas consumido esportes. Muitos documentários interessantes. Leituras de sites como verminos por futebol , reportagens especiais antigas do trivela . Filmes e músicas ...

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.