Coluna do Professor #284, por Albio Melchioretto

(Reprodução)
FUTEBOL AMERICANO O ANO INTEIRO

Aos fãs do Futebol Americano uma notícia, que está silenciada na grade da ESPN, mas pode suprir as crises de abstinência. Há bola oval o ano inteiro nas telas dos canais da Disney (pelo menos até esconderem no Watch ESPN). Após o término da temporada da NFL, os americanos reabriram, a XFL, que desfilou em 2001. Ela é uma liga com oito equipes de propriedade central e operadas pela própria XFL. Os envolvidos disputam uma temporada de dez jogos e pós-temporada de duas semanas nos meses de inverno e primavera americano.

Nas primeiras rodadas, os canais ESPN têm mostrado uma partida aos domingos. Não é o primor técnico, mas é uma pedida interessante, e ainda algumas regras diferenciadas. O problema, da nova-velha liga me parece estar fora do campo. Alguns apoiadores de Donald Trump, tentam promover a XFL através de críticas a NFL, e seu ativismo social. Estratégia equivocada. Promova seu produto pelas suas qualidades, e não por ataques infundados aos concorrentes. Há um discurso de inventar partidas mais curtas, o que por si, traria mais velocidade do jogo.

Se você, nobre leitor deseja conhecer a nova liga, o site Quinto Quarto (https://www.quintoquartobr.com) apresenta um resumo semanal completo das partidas. Ótima visão dos fatos e evolvidos.

SUPERLIG NA REDETV! EXÓTICO E INTERESSANTE

Turcão é na tela da RedeTV! O canal de Osasco firmou pareceria com DAZN para mostrar um jogo semanal, no início da tarde de sábado, antecedendo o italiano e um VT do Tequilão, faz algumas semanas. A SuperLig já esteve na tela do Bandsports, e depois, passou alguns clássicos nos canais ESPN, desde 2016 estava longa das telas brasileiras. A Copa da Turquia também esteve, por única temporada, no Bandsports. Por falar no canal do Morumbi, trocentos torneios de futebol mundo afora acontecendo e atualmente o Bandsports, passa um total de 0 torneios.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
Voltando ao foco, a equipe da RedeTV! é digna de elogios. Comandados por Marcelo do Ó, na narração, o espetáculo é recheado de informações, cultura e bom humor. A equipe demostra respeito com o público. Apresenta dados relevantes, fatos históricos, elementos do contexto atual, detalhes dos jogadores, além de outras riquezas como a preocupação em pronunciar corretamente os vocábulos da língua turca, que é um verdadeiro trava-línguas. O que mais me surpreendeu, foi a ausência de comentários generalistas. Por exemplo, se estivemos com outro narrador, ou outro canal, ao falar do Fenerbahçe, falavam da história do tempo presente. O que a RedeTV! faz é não tomaram os títulos do passado, nem o elenco brilhante de Zico, ex-treinador, e transformaram o passado em tempo presente, com muitos o fazem.  Um show de informação.

ALAGOANO DÁ SHOW, SE NÃO NO CAMPO, NA COMERCIALIZAÇÃO

Via de regra, estaduais são ruins, mas o Alagoano foi capaz de se reinventar. Jogos na tela da BAND local, do canal fechado regional TV MAR e no streaming bate recorde de arrecadação. Mostra competência de ter um produto fraco e transformá-lo em boa alternativa.





Coluna do Professor #284, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #284, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on 1.3.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.