Coluna do Professor #275, por Albio Melchioretto

Colunista ressalta o investimento esportivo da TV Cultura no ano de 2019.


(Reprodução)
O GRANDE GANHO DO ANO FOI A TV CULTURA

O ano de 2019 tem chegado ao fim. Penso que há dois fortes momentos no ano. O primeiro deles são as transmissões de basquete americano, NBA, na tela da BAND e o segundo, a volta das transmissões esportivas na TV Cultura. Penso que este, é o maior evento do esporte na televisão do ano. Talvez não em audiência e faturamento como na BAND, mas pelo resgate simbólico que envolve tal iniciativa. A TV Cultura, da mantenedora Fundação Padre Anchieta, subsidiada pelo governo do Estado de São Paulo já foi um referencial no país, segundo canal público criado no Brasil, o primeiro foi a TV UFPE. Criada em 1960 pelos Diários Associados e reinaugurada em 1969 pela Fundação tem uma longa história ligada ao esporte.

Na tela do Cultura já passaram as Copas do Mundo de Alemanha Ocidental-74; Argentina-78 e Espanha-82, esta última em parceria com a Rede Globo. Na década dos anos de 1990 passaram pela tela da Cultura a Champions, onde pela primeira vez via a competição; J-League e a Bundesliga. Em parceria com o Esporte Interativo o canal chegou a mostrar o Italiano e o Português, isso já na década passada. No ano de 2011, houve a transmitiu do 1º Campeonato Estadual de Seleções de Ligas Municipais. A Copa São Paulo Jr de 2020 é uma das novidades, nem tão novas, já esteve na grade do canal.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
Além dos eventos, o canal já mostrou o Esportevisão, primeira revista eletrônica da TV Brasileira, isso em 1972. O Grandes Momentos do Esporte, esteve entre 1984 e 2012 como um resgate histórico de muitas coisas vivenciadas. Um museu na tela. Também, desfilou o Vitória, em 1986, unindo música e o grande Cartão Verde, a partir de 1993, com uma mesa de craques como Armando Nogueira, Flávio Prado, José Trajano e Juca Kfouri. Nas últimas semanas o Departamento de Esporte foi reimplantado. Para além do Esporte, o grupo estatal Fundação Padre Anchieta conta com os canais MuliCultura; Univesp TV e Rá-Tim-Bum, além das rádios Cultura FM e Cultura Brasil.

Esporte é cidadania. Mostrar eventos esportivos ao vivo, como diversas vezes já apareceu na coluna, é também um dos pilares da televisão pública no Brasil. Enquanto acompanhamos a agonia da TV Escola, ver iniciativas como da TV Cultura, e outras como TVE-RS no futsal gaúcho e a Cultura do Pará com o futebol local nos faz ver que ainda resta um suspiro de bom senso e compreensão da necessidade do espaço público no esporte.

E para você nobre leitor, qual foi o maior “ganho” esportivo na televisão brasileira em 2019?





Coluna do Professor #275, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #275, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on dezembro 29, 2019 Rating: 5

Um comentário:

  1. Esperamos mais da Tv Cultura por sua tradição. Até a Seria A2 do Paulista já transmitiram. Tão bem feito que foi, que a Globo cresceu o olho.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.