Coluna do Professor #269, por Albio Melchioretto


Colunista comenta sobre o programa 'Futebol no Mundo' da TVT (TV dos Trabalhadores). 


(Reprodução)
O ESPORTE FORA DOS CANAIS ESPORTIVOS: SÃO PAULO

Há muito esporte fora dos canais esportivos. A TVT (TV dos Trabalhadores), disponível na Grande São Paulo e via satélite, formou uma parceria com a chinesa CCTV, e tem mostrado o programa Futebol no Mundo. Apesar de título semelhante com outro da ESPN Brasil, ambos não se parecem. São reportagens que mostram a vivência do futebol em grandes centros urbanos do planeta. Não se preocupam com placares e competições esportivamente falando, mas evidenciam, de maneira interessante como, o futebol impacta na vida das pessoas. Muitas vezes nos levamos pelo esporte e esquecemos que tal reflexão traz elementos fundamentais na compreensão de mundo.

O ESPORTE FORA DOS CANAIS ESPORTIVOS: PARANÁ

Nos últimos dias passei uma semana no litoral do Paraná e estive limitado a televisão local. Tinha como disponibilidade os canais RPC; BandPR; TVCI; RIC e Rede Mercosul (TV Mundial). A Mercusul com telecultos nada de esporte e a TVCI com jornalismo local e programas nacionais da TV Pai Eterno, também não falou de esporte. A BandPR e a RIC dentro dos jornais locais, repercutiam a saída de Tiagos Nuncas, mas nenhum material exclusivo. Os Donos da Bola PR só falatório. Trabalham com imagens gerais e pouca informação, muito comentários no campo da opinião. A RPC seguindo a mesma linha editorial da matriz. Fiquei pensando como é importante a TV aberta na divulgação, e como ela deixa de atender bem a população quando centra no futebol dos grandes de RJ-SP apenas...

MANO, FALA MUITO

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
Faz duas semanas Mano Menezes deixou evidente no Bem Amigos um discurso de defesa de classe. A consciência de classe é fundamental para o desenvolvimento de melhores condições de trabalhado. Em um cenário cada vez mais precarizado o discurso de classe é uma forma de resistência. Entretanto, a tomada de consciência não se faz com a diminuição de outrem. O claro ataque de Mano aos comentaristas, não ajuda na defesa dos treinadores brasileiro e ignora, que em tempos de conectividade, não precisamos importar comentaristas. Basta um olhar atendo pela mídia internacional, que visualizaremos vários comentaristas falando da bola tupiniquim, e grande maioria, elogiando as participações de Jorge Jesus e Sampaoli.

JEAN E MAURO, FALAM MUITO

Jean Oddi e Mauro C. Pereira tiveram um momento mais acalourado no Linha de Passe (ufa, um dos poucos momentos que não foi Sportscenter na ESPN Brasil!). As mídias sociais repercutiram demais o fato. Colunistas de televisão também. Se o programa for de debate, discussões mais quentes podem acontecer. Agora senti falta de um olhar em torno dos argumentos de ambos. Bestializamos o fato na perspectiva da violência e o teor do conteúdo é solenemente ignorado. 





Coluna do Professor #269, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #269, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on domingo, novembro 17, 2019 Rating: 5

Um comentário:

  1. O ESPORTE FORA DOS CANAIS ESPORTIVOS: PARANÁ
    PR faz a lição de casa direitinho, ou seja, faz o pior possível.

    MANO, FALA MUITO
    Pra mim, quem passou dos limites e falou muito foi o tal de Bode. Queria ver um desses comentaristas que tem a fórmula mágica da vitória pra tudo lá dentro do gramado comandando um time. Até o Avaí seria campeão brasileiro com um desses mágicos do microfone comandando o time no campo.

    JEAN E MAURO, FALAM MUITO
    Mauro como sempre querendo ser o dono da verdade. Até mesmo quando está certo, ataca os "cumpanheiros" e não aceita discordância. Imagina agora na fusão Fox / Espn esse cara junto com Sormani e Facincane, vai rolar vias de fato.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.