COLUNA #182 | Ações que encantam/Clubismo Jornalístico, por Alipio Jr.


Colunista cobra maior divulgação das ações sociais dos clubes brasileiros por parte da imprensa. 


(Divulgação/Adidas)
Ações que encantam

Todos viram ou ouviram o discurso contundente do Roger, treinador do Bahia, sobre racismo e sobre pertencimento. Reitero que aquela ação foi pouco falada e discutida. Entretanto um outro ponto interessante tem passado batido pela imprensa:

As ações sociais promovidas pelos clubes brasileiros.

Seja por meio de seus perfis oficiais ou na entrada em campo, vira e mexe há algum clube brasileiro promovendo a visibilidade de um movimento e sei lá por que, a imprensa tem ignorado.

Os jogadores de certo time carioca entraram de mãos dadas com mulheres que lutaram contra o câncer, no mês de engajamento por essa luta e mais um pouco, ninguém perceberia isso. Da mesma forma uma dezena de ações tem acontecido em campo e nos clubes sem que a imprensa repercuta. É obrigação dela? Não, não é. Deveria fazer? Sim, deveria.

É ótimo viver de polêmicas mas é possível equilibrar o noticiário e ajudar em outras causas. Não adianta falar que o Sadio Mané ajudou um menino a carregar água e repercutir isso em todos os programas, se você está ignorando aquilo que acontece no seu próprio quintal.

Clubismo Jornalístico

Jornalista torce por algum time. Todos eles, sem exceção. E não há nenhum problema nisso, se souber separar e respeitar o clube alheio. O grande ponto de discussão é: Como medir este respeito? Como entender, num mundo que está sempre pronto para a briga, se há análise ou apenas clubismo disfarçado de opinião? Não há.

Muito por conta disso, cada vez mais os jornalistas escancaram seus times e falam apenas para torcedores
específicos, agindo como assessoria de imprensa e porta-voz do clube, protagonizando momentos ridículos como a discussão entre Mauro Cezar e Gian Oddi na ESPN.

Cabe a todas as emissoras perceber se querem audiência pelo confronto, pela discussão vazia e pelo torcedor declarado. Se esse é o objetivo, melhor ressuscitar o Rock Bola ou dar mais espaço ao Pop Bola. Pelo menos são mais engraçados.

Abraços e até a próxima.





COLUNA #182 | Ações que encantam/Clubismo Jornalístico, por Alipio Jr. COLUNA #182 | Ações que encantam/Clubismo Jornalístico, por Alipio Jr. Reviewed by Ribamar Xavier on 16.11.19 Rating: 5

3 comentários:

  1. também inclui nessa o Eric Faria da Globo, flamenguista todo

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do Gian e do MCP mas foi uma discussão a nível de boteco. Clubismo clássico. A propósito, hj rolou um mal estar no twitter entre o Mauro e o Caio Maciel da Globo/SP, que recebeu apoio do Anselmo Caparica. Mauro às vezes exagera.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.