Coluna do Professor #266, por Albio Melchioretto


Colunista cita três pecados da TNT na cobertura do futebol. 


(Reprodução)
HANDEBOL NA TVT

A TVT é um canal interessante, mas de baixa penetração. Está apenas disponível na Grande São Paulo, pelo canal 44.1, e via “parabólica” no satélite Star One C3. Mas conta com uma programação interessante. Aos sábados e domingos, sempre às 16h, tem mostrado jogos da Liga Nacional de Handebol Feminimo. Uma pareceria entre o canal e a TVNSports, canal via streaming. Na TVT, via de regra, são jogos em VT. Assim como o Desafio do Galo, na Rede Brasil, o Vôlei agora da TV Cultura, o esporte é u caminho certo para canais menores. Uma chance significativa de chamar atenção e atrair novos espectadores. Acerta a TVT com a iniciativa.

OS PECADOS DA TNT/SPACE

1. A AVAREZA: A transmissão de Suécia versus Espanha pelas eliminatórias da UEFA, ficou deslocadas. O canal transmissor não se preocupou em mostrar o contexto. Com jogos transmitidos em conta-gotas, não se acompanha o desenrolar de um grupo. Os jogos de seleções parecem um evento excepcional, tudo parece sempre muito estranho. Não se mostra a competição, mas coisas aleatórias. Com isso, não se construí um contexto de transmissão. Além disto, os sempre qualificados narradores e comentaristas pareciam dispersos com comentários aleatórios e brincadeiras desnecessárias. Mas algo ruim, sempre pode piorar.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
2. A IRA. Há o programa o Último Lance. Quando vejo este nome, penso que haveria uma continuação da partida. Afinal, é o último lance do jogo. Engano. A mesa pós-jogo foi após o jogo e não pós-jogo. Falou-se de mil coisas, mostraram gols, mas pouco ou quase nada da partida. Os mesários vomitavam a Ira da banalidade. A TNT tem bom potencial, porém, não explora e não fideliza o espectador com a competição e com o canal. Uma pena, porque há muito para explorar e tão pouco é entregue.

3. A PREGUIÇA. Já escrevi várias vezes da emoção que é a torcida cantando o Hino da Juventus. Umas das coisas mais lindas do futebol. Mas o TNT e a UEFA estão de gozação. A falta de respeito ao torcedor atinge níveis insuportáveis. Primeiro a TNT for tagarelar coisas inúteis durante o hino. Cale-se. Não precisa falar nada. Deixe a torcida fazer a festa. Não é apenas um canto, mas a história de amor entre uma torcida e seu time. Narrar por cima é grosseiro. Segundo, a responsável pelas imagens, a UEFA, o hino comendo solto, as luzes apagas a torcida fazendo festa e a imagem é do árbitro no túnel. Lamentável.





Coluna do Professor #266, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #266, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on domingo, outubro 27, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. Até concordo em partes com o colunista, mas dá pra ver que não é só uma questão de opinião esportiva, tem um viés por trás. Reclamam que não pode ouvir o hino da Juventus mas questão de 4 meses atrás disse que uma determinada empresa de SC o dono obrigava os funcionários a vestir "camisetas ridículas nas cores verde e amarelo".

    "o Último Lance"
    Vai ter que mudar o nome de no mínimo uns 50 programas na tv brasileira ou então se adequarem conforme foi escrito.
    Terceiro tempo vai ter que arrumar outro nome, Mesa Redonda, ou colocam uma mesa dessa forma no meio ou então mudem o nome do programa também.
    Arena Sportv. Por favor, saiam todos do estúdio e vão fazer o programa numa Arena, ou então mudem o nome do programa.

    ResponderExcluir
  2. Os sempre qualificados narradores e comentaristas do EI? Forçou a barra hein. Os narradores são péssimos. Já tentei gostar, mas não dá não. Além de gritarem, ficam forçando a barra pra que a gente goste das transmissões deles. O tempo todo fazendo propaganda do próprio canal e pouco falando do jogo em si. Os comentaristas são razoáveis, mas acabam não se destacando positivamente porque a média do canal é baixíssima.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.