Coluna do Professor #262, por Albio Melchioretto


Colunista faz paralelo entre o estilo de narração de emissora francesa e a dos canais brasileiros.


(Reprodução)
GOL A MODA FRANCESA

Depois de muitos anos, voltei a acompanhar alguns jogos da Liga One pela TV5 Monde Brésil, canal francês distribuído por aqui. Que diferença de postura, se comparada com as nossas narrações. Narrador e comentaristas tranquilos. Sempre o mesmo tom de voz. Em lances do gols, uma euforia, mas nada exagerado como percebemos em alguns canais por aqui. Uma narrativa do fato, verbalizando a imagem para o espectador. Um modo diferente de fazer futebol, e confesso, um modo bem agradável. Diferente do Canal+, que também é francês…

FUTEBOL SEMPRE FAZ SUCESSO

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
O primeiro jogo da final do Brasileiro Série A Feminino chegou a dar picos de 4,2 pontos na transmissão da BAND. Em média 3 pontos. Em qual outro horário o canal do Morumbi consegue tal número? Dos canais pequenos, quais chegam a isso? O futebol traz retorno. Basta apostar e fazê-lo adequadamente. E estes números são conquistas com pouca propaganda, quiçá houvesse espaço e falatório? Os canais menores deveriam investir nesta possibilidade. Estou muito curioso para ver os números da Rede Brasil com o desafio do Galo. Melhor ao vivo na Rede Brasil que VT na Gazeta… fazer adequadamente

INTERVALO PREMIUM

É impopular a presença de La Liga no Fox Premium. Vejo muitas pessoas reclamando nas mídias sociais. Mas algo é elogioso. O intervalo do jogo não tem chamada de comerciais, nem as infinitas propagadas das séries. É futebol o tempo inteiro. Claro que esta situação é um arranjo especial por conta da compra pela Disney e transmissão do Fox Sports. Situação estranha, mas, mesmo assim, digno de elogios.





Coluna do Professor #262, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #262, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on domingo, setembro 29, 2019 Rating: 5

6 comentários:

  1. Aqui no Brasil quase não tem mais som ambiente nas transmissões. Mesmo com estádio lotado, vc só escuta sussuros das torcidas com o foco sempre na voz do narrador.
    Não era assim na década de 90.
    Gosto das narrações europeias por isso. Na Inglaterra o narrador até se cala no momento do gol, para ouvirmos a celebração da torcida.
    Lógico que aqui não precisa ser assim, mas tem que aumentar esse som ambiente em todos os canais.
    Quero ouvir o uhhh na bola que passa raspando. É uma das melhores sensações ao assistir os jogos. A emoção não vêm só dá narração.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. GOL A MODA FRANCESA

    Aqui no Brasil há alguns narradores que berram e gritam, como o André Henning, mas tirando esses exagerados ainda prefiro a narração brasileira que fala gooooool.

    FUTEBOL SEMPRE FAZ SUCESSO

    Com uma boa divulgação até outros esportes fazem sucesso. Veja o sucesso do basquete, seja NBA ou NBB, seja em tv aberta ou fechada.

    INTERVALO PREMIUM

    O intervalo sem propaganda não tem nada a ver com a Disney. Antes dela assumir o comando do Fox Premium as transmissões já eram assim. Eu particularmente ainda prefiro ter comerciais e assistir nos canais Fox Sports do que não tê-los e ser obrigado a assinar outros canais só pela La Liga.

    ResponderExcluir
  3. GOL A MODA FRANCESA
    Realmente as narrações por aqui estão horríveis, Parece mais torcedores com microfones na mão, sem contar as piadinhas tontas ou bordões bestas, tipo SABE DE QUEM berrados a cada 3 minutos.
    Tem jogo que é melhor deixar sem narração, só com audio ambiente mesmo.


    FUTEBOL SEMPRE FAZ SUCESSO
    4,2 pra Band é de tirar o chapeu mesmo.

    INTERVALO PREMIUM
    Concordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior de todos "No peito, na grama...", sendo repetido pelo menos oito vezes por partida.

      Excluir
  4. ultimamente as narrações estaõ péssima aqui no brasil

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.