Globo pode mudar expediente e passar replays e decisões do VAR para transmissão, diz blog

(Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA / Estadão)

A CBF movimenta-se para expor os vídeos sobre as decisões do VAR em partidas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. E isso tende a levar a uma mudança na postura da Globo de só exibir replays nas transmissões após uma definição pelo juiz.


De acordo com o blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte, a CBF só mostra imagens do VAR e da sala do árbitro de vídeo à justiça desportiva. Essa é a regra atual. E a Globo tomou a decisão de só exibir replays depois de o árbitro se decidir com receio de interferir nas definições de campo – tem exibido no máximo o juiz tomando sua decisão na cabine e parte de sua tela. Isso mesmo com juízes tendo acesso às imagens em suas cabines.

Questionado sobre o tema, Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, disse que há um "processo longo" e que a "informação é complexa". Lembrou que há questões de direitos de imagem e transmissão. Disse que detalharia tudo na segunda-feira quando pretende fazer um anúncio grande na CBF.

Segundo o jornalista do UOL, a questão de direitos de transmissão tem que ser discutida com a Globo. A emissora tem receio de interferir no jogo e por isso retarda os replays. Mas uma decisão da Fifa e da CBF autorizando a exibição dos detalhes do VAR tende a mudar a postura da emissora.

A Globo já se incomoda com as demoras excessivas do VAR, inclusive seus narradores e comentaristas falam sobre isso no ar. O mecanismo deixa o jogo parado. E, pior, a emissora não pode exibir nada durante o período de paralisação, empobrecendo a experiência do telespectador.

Há na emissora quem veja como positiva a possibilidade de passar os replays e decisões do VAR para a transmissão. Faria parte do espetáculo. O atraso de replays fazia bem mais sentido quando o uso de vídeo por árbitros era proibido, e a medida impedia que juízes utilizassem as imagens para burlar as regras.





Globo pode mudar expediente e passar replays e decisões do VAR para transmissão, diz blog Globo pode mudar expediente e passar replays e decisões do VAR para transmissão, diz blog Reviewed by Ribamar Xavier on quinta-feira, agosto 15, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. "O atraso de replays fazia bem mais sentido quando o uso de vídeo por árbitros era proibido, e a medida impedia que juízes utilizassem as imagens para burlar as regras." Ufa, demoraram 200 anos pra perceberem que o atraso dos replays com o uso do VAR já regulamentado não fazia o menor sentido. Pessoal do Grupo Globo fuma o quê?

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.