Juca Kfouri detalha problema judicial de Andre Rizek por reportagem da Revista Placar

O jornalista Juca Kfouri publicou texto em seu blog no UOL em solidariedade a André Rizek, apresentador do SporTV, no qual relata em detalhes um problema judicial pelo qual passa Rizek, por conta da reportagem 'A história dos aspirantes', que ele assinou pela revista Placar, da editora Abril, em 2001.


(Reprodução/SporTV)
O jornalista Juca Kfouri publicou em seu blog no UOL, nesta quinta-feira (18), postagem em solidariedade a André Rizek, apresentador do SporTV. O texto tem o o título 'André Rizek abandonado pela editora Abril' e nele Juca relata em detalhes um problema judicial pelo qual passa Rizek, por conta da reportagem 'A história dos aspirantes', que ele assinou pela revista Placar, da editora Abril, em 2001.

Processos cíveis e criminais foram movidos contra o jornalista pelas famílias de jogadores da base do Corinthians que foram ouvidos na reportagem, a princípio sobre cocaína no futebol. Na época Rizek teria sido contra a publicação dos nomes e das fotos dos jogadores, que eram menores de idade. "A direção entendeu o contrário e a reportagem foi publicada. O jornalista assinou a matéria", conta Kfouri. 

Rizek chegou a ser condenado criminalmente, mas o processo prescreveu. Ele ficou tranquilo, acreditando que a empresa pagaria as despesas de eventuais ações cíveis, por ser signatária de uma convenção trabalhista de 2001.

Porém, o jornalista está sendo condenado em duas ações cíveis que, somadas, ultrapassam a quantia indenizatória de R$ 1 milhão de reais, valor que cresce a cada mês. Como a decisão final de uma das decisões saiu dias após a Abril ter decretado recuperação judicial, Rizek está sendo cobrado, como pessoa física, a pagar a conta.

Reconhecendo a dívida, a Abril teria solicitado ao juiz incluí-la na recuperação judicial, mas este preferiu executá-la integralmente, conforme pedido dos promotores. "A decisão traz um enorme risco ao exercício do jornalismo", alerta Kfouri, informando que hoje há mais de 50 jornalistas da Abril respondendo a processos anteriores à recuperação judicial.

Ainda de acordo com Kfouri, a Abril e o sindicato dos jornalistas de São Paulo conseguiram em novembro do ano passado uma liminar impedindo a penhora/bloqueio dos bens de Rizek. Mas a liminar foi derrubada em maio último. "Rizek é o primeiro a ser executado. Outros virão", prevê Kfouri.

Com informações do Portal Imprensa


ATUALIZAÇÃO: Após receber diversas mensagens de solidariedade e apoio, André Rizek agradeceu por meio de post no Twitter. "A gente perde dinheiro nessa vida, mas não perde a dignidade, que é o que realmente importa", escreveu.





Juca Kfouri detalha problema judicial de Andre Rizek por reportagem da Revista Placar Juca Kfouri detalha problema judicial de Andre Rizek por reportagem da Revista Placar Reviewed by Ribamar Xavier on quinta-feira, julho 18, 2019 Rating: 5

4 comentários:

  1. Entre os fascistas, quem dá e quem come?

    ResponderExcluir
  2. Da um pãozinho com mortadela pra ele que já acalma.

    ResponderExcluir
  3. Se o jornalista assinou a matéria nada mais natural do que responder por ela. Se assinou por coação deveria ter explicado na primeira oportunidade. Se deixou passar, lamento .

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.