Coluna do Professor #253, por Albio Melchioretto


Colunista repete pergunta feita em 2015, por ocasião do Pan de Toronto: "qual será a intenção da Record com o Pan de Lima?


(Reprodução)
O RECORDE NEGATIVO DA RECORD NO JOGOS PAN-AMERICANOS

Serão os jogos Pan-Americanos, ou o Pan-Am, a maior competição das Américas? Em teoria deveriam ser. Para falar de Lima-19, volto até Toronto-15. Na época, a coluna fez a seguinte pergunta: “diante desta situação, qual será a intenção do canal da IURD* com o evento? O canal possui um produto mas não o mostra.” A mesma pergunta se volta. A cobertura da Record resume-se na cobertura da Record News.

Reservei parte do dia, de sexta-feira, para analisar a cobertura do canal. Comecei pelo sinal que recebo via OiTV, sinal em definição padrão, SD, depois alterei para o sinal que recebo via parabólica, em alta definição, HD. A diferença é gritante. Aqui o primeiro ponto. A cobertura da Record News é significativamente menor que o sinal da Record e filiadas. Muitas cidades, o sinal local é fraco. Nas operadoras, poucas em HD. Então temos uma cobertura reduzida e com qualidade inferior, aquilo que poderia ser.

Uma pergunta: já que muita coisa está no Play-Plus, ou R7.com, porque a Rede Família**, de cobertura reduzida, não mostra o sinal dos streamings?

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
Há também de se considerar que o Pan-Am não tem um apelo de mídia como Olimpíadas ou outras competições. Seu lugar no canal principal, com certeza despencaria um Ibope já consolidado da Record SP e Record RJ. Acredito que a decisão de estar no segundo canal, a Record News, seja a melhor opção. Mas o canal principal, a Record deveria ter um espaço maior. A estratégia de Lima-19, como foi Toronto-15 será um preenchimento de lacunas e momentos agudos. Muito diferente do que foi Guadalajara-11, que veio na esteira do Rio-07. Mas mesmo assim, o espaço na Record, deveria ir além. Ao comparar Guadalajara-11 a Toronto-15, houve um decréscimo de 45% de tempo de televisão na Record, e parece que será maior em Lima-19.

O problema da concentração na Record News está na sobrecarga das vozes de transmissão. Narradores e comentaristas precisamo demonstrar versatilidade. Do Rugby Seven para Patinação Artística. Uma troca de telas com as mesmas vozes, daí do nada, entre o Beach Vôlei. O que fará a transmissão ter comentários e curiosidades gerais, sem aprofundar nada e a perca inevitável de instantes importantes. Por exemplo, na sexta, 26, enquanto patinava-se, dois Trys foram perdidos, tanto no Brasil Feminino, quando do Brasil Masculino. Será esta a melhor solução mesmo?

Pela forma como a televisão brasileira trata do Pan-Am, está longe de ser a maior competição das Américas.

* Igreja Universal do Reino Deus, fundada por Edir Macedo, “dono” dos canais Record; Record News, entre outros.

**E o grupo SIMBA o que aconteceu com ele?





Coluna do Professor #253, por Albio Melchioretto Coluna do Professor #253, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on domingo, julho 28, 2019 Rating: 5

3 comentários:

  1. "Perca" é f...

    Fica cada vez mais claro que a Record só investiu pesado nos direitos do Pan para "dar uma lição" à Globo, mostrar que tinha poder de fogo. Mostrar a competição era secundário.

    ResponderExcluir
  2. O Pan em tese é a maior competição das Américas, mas, pelo fato de grande parte das modalidades, sobretudo as coletivas, apresentarem elenco alternativo, diminuindo o apelo, então perde-se o potencial.

    Ou seja, o Pan se boicota por conta própria. Mas, a Record deveria dar um tratamento melhor.

    ResponderExcluir
  3. Todos os eventos estão sendo transmitidos ao vivo e gratuitamente no portal r7.com , além do Playplus e do Sportv. Pra que tanto mimimimi.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.