O ano é 2017.
Reinaldo Rueda, vitorioso técnico colombiano, é apresentado como treinador do Flamengo e a imprensa começa a cogitar o que um estrangeiro poderia agregar ao futebol nacional. Com o pachequismo que lhe é peculiar, desmerecem conquistas do profissional, distorcem a armação dos seus times e o cúmulo da vergonha passa por Jair Ventura, afirmando em um programa de boa audiência, sobre a necessidade de dificultar a chegada de estrangeiros no país.
O ano é 2019.
Jorge Jesus, técnico português, é anunciado como treinador do mesmo Flamengo. E o que a imprensa faz? A mesma coisa de antes. Do mesmo jeito. Nos mesmos programas. Só mudaram os personagens.
Estava errado em 2017, está errado em 2019.
![]() |
Colunista comenta primeiras análises da imprensa esportiva do novo técnico do Flamengo, Jorge Jesus (Foto: Reprodução/Esporte Interativo) |
Nestes dias o papelão ficou por conta da FOX Sports, capitaneado pelo narrador Marco de Vargas que achincalhou de maneira preconceituosa o campeonato português e a possível contribuição que Jorge Jesus poderia dar no Flamengo.
Graças ao seu comentário, Marco de Vargas recebeu uma reprimenda, sendo citado nominalmente num programa esportivo lusitano. Afinal, ele esqueceu que o “fraco” campeonato português já foi campeão da Champions, chegou as Quartas da Champions e Europa League, é campeão da Youth Leaghe e está nas finais da Nations League. E um dos maiores jogadores do planeta é de lá.
![]() |
Alipio Jr. @alipiojr |
Sendo assim, quer sejam os comentários do péssimo FOX Sports ou de qualquer outro canal, a imprensa precisa compreender que o intercâmbio pode melhorar nosso futebol da mesma maneira que nossos jogadores e treinadores podem fazê-lo ao redor do mundo. É notório que todos times e Ligas que passaram por isso, cresceram e melhoraram.
Abraços e até a próxima.
Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no INSTAGRAM.
COLUNA #176 | Nada de intercâmbio professoral, por Alipio Jr.
Reviewed by Ribamar Xavier
on
1.6.19
Rating:

Eu vi ao vivo isso que o Marco de Vargas falou, foi mais uma declaração triste vinda desse canal. Menosprezou completamente o currículo do Jorge Jesus, e por tabela o futebol português. O Marco tá muito nessa onda de querer ser um narrador Raiz, o que tá começando a criar um personagem chato já.
ResponderExcluirBelíssima chamada o Marco de Vargas levou em Portugal. Muito bem feito. Legal que ele elogiou a vinda de Paulo Bento ao Cruzeiro em 2016 e agora questionava a vinda de Jorge Jesus ao Flamengo. Incoerência OK!
ResponderExcluirDeclaração infeliz do tiozão da Fox.
ResponderExcluirOpinião todo mundo deve ter, não precisa ser igual a nossa, mas falta de educação é outra coisa.
ResponderExcluirVivo em Portugal e posso dizer que pegou muito mau essa saída do Marco. É preciso ter fair play e logo com Portugal, onde temos a maior comunidade estrangeira e por norma é razoavelmente bem tratada. Os campeonatos, as televisões, mesmo as direções esportivos estão recheados de brasileiros. Qual é meu. Discorda mas devagarzinho.