COLUNA #82 | Quem Te Viu, Quem TV, por Carlos Salvador

Em breve, o fim
Assim será o futuro dos campeonatos estaduais, conforme informação de Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho do Atlético Paranaense. A informação que caiu como uma bomba na imprensa esportiva brasileira, leva a crer que a partir de 2020 os campeonatos estaduais como conhecemos hoje, não mais existirão.

Colunista também debate o tema do momento: campeonatos estaduais (Reprodução)

Em breve, o fim II
Isto porque, a TV Globo, principal patrocinadora do futebol brasileiro tende e redirecionar seus investimentos ao que realmente importa: Campeonatos Nacionais, e internacionais. Cada vez mais com prejuízo financeiro e comercial, a emissora estuda em conjunto com a CBF, tornar o Campeonato Brasileiro, o principal atrativo do ano. Relegando os campeonatos estaduais a segundo ou terceiro plano. Há duas frentes de estudo: estaduais longos o ano todo, somente com os pequenos ou estadual curto, incluindo os times com divisões nacionais no calendário. Como farão as operadoras que negociam PPV dos estaduais?

(Des)Organização
Carlos Salvador
fb.com/carlosaugusto.salvador
@calosalvador
Imagine você, comprar ingressos para a Final da Champions League e ela ser adiada em um dia, por causa da chuva? Imagine você, pagar muito caro para a mesma final, e uma chuva torrencial estragar completamente o espetáculo? Foi diante deste dilema que se encontrou a CONMEBOL no sábado na final da Libertadores entre River Plate. De qualquer forma viriam as críticas, mas prevaleceu o bom senso e a chance de proporcionar um espetáculo único para quem o assistisse. Acerto da entidade. Assistimos um jogo épico.

Diferente
Cada jornalista e comentarista esportivo, assim como qualquer cidadão, tem suas peculiaridades, qualidades e defeitos. Uma figura controversa atualmente é Mauro Cezar Pereira da ESPN. Polêmico, sem papas na língua, porém sempre muito sensato em suas observações. Mauro, neste fim de semana participou do programa ‘Bola da Vez’, com o Técnico Tite, e por diversas vezes fez perguntas, no qual explicava alguns pontos de vista, e em alto nível, algumas vezes informou que deu opiniões fortes, contrárias ao ponto de vista do treinador. Mostrou ser um jornalista que não foge dos debates, e principalmente mantêm seu ponto de vista.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #82 | Quem Te Viu, Quem TV, por Carlos Salvador COLUNA #82 | Quem Te Viu, Quem TV, por Carlos Salvador Reviewed by Ribamar Xavier on segunda-feira, novembro 12, 2018 Rating: 5

9 comentários:

  1. ESTADUAIS
    Tá com cara que vai ser criada Série E e Série F do Brasileiro, onde a Série E seria semelhante aos estaduais, valendo acesso pra D, e a Série F a Segunda Divisão dos Estaduais.

    (Des)Organização
    Ano que vem a coisa vai ser mais bizonha ainda, podendo ter uma final Boca X River lá onde o Judas perdeu as botas.

    Diferente
    O cara que fala que o Flamengo é disparado melhor time do brasileiro e joga o futebol mais bonito? Diferente pelo jeito é sinônimo de burrice.

    ResponderExcluir
  2. Interessante como o Petraglia sabe dessa condição; duvido que saiba com certeza o que a Globo quer fazer; a meu ver jogou essa manchete no ar meio que para ganhar a opinião pública ainda mais contra a Globo e os já tão criticados estaduais, que estão desvalorizados, mas não são os únicos culpados pelos problemas do nosso futebol. Além disso, acho pouco provável os estaduais serem "extintos" ou diminuírem assim, já que a Globo tem contrato com a maioria dos clubes até 2024, ou seja, até lá, acho complicado uma mudança radical. Creio que algo gradativo pode começar em 2021, pois os estaduais, caso mudem de fórmula em 2020, vão ter de manter um padrão no mínimo por 2 anos pelo Estatuto do Torcedor; ou seja, ainda vai levar um tempo para essa alteração.

    O Mauro Cezar é jornalista, sabe se expressar, isso é inegável. Porém ele meio que se perdeu no personagem do "nervosinho flamenguista" e parte das aparições dele na ESPN já viraram folclore, até porque a própria ESPN resolveu fazer quase que um "Alterosa Esporte" no seu Linha de Passe, onde cada comentarista corneta o time para o qual torce (Alterosa Esporte pra quem não conhece é um programa do SBT de MG onde cada um que comenta puxa a sardinha para o seu time local de MG).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para deixar claro, não duvido que a Globo e a CBF cheguem a conclusão e decidam estender o Brasileirão. Porém não acredito que a coisa aconteça com essa rapidez; o que acho que deve mudar em 2020 é a questão da Data FIFA e o fato de não termos jogos ali, penso que isso é mais fácil de solucionar do que a questão das federações estaduais; para convencê-las deve levar um tempinho maior.

      Excluir
    2. Alexandre, a própria Globo admitiu que quer fazer o que disse o dirigente do Atlético-PR e segundo eles, tirando o Campeonato Paulista, nenhum outro estadual tem contrato de 2020 pra frente.

      Excluir
    3. Eu não vi a Globo afirmando isso; eles não negaram a situação na nota do diretor que soltaram depois da fala do Petraglia, mas não afirmaram. Acho complicado acontecer uma mudança radical já em 2020, mas vamos ver.

      E o contrato do Carioca (menos Flamengo) é até 2024: https://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2018/03/22/calendario-e-contrato-limitam-mudancas-na-formula-do-estadual-do-rio/

      Excluir
    4. A Ferj já desmentou essa informação do Uol do Rodrigo Matos.

      Excluir
    5. Bom, se desmentiram é porque o acordo deve ser de gaveta provavelmente. O fato é que, para mim, acho difícil simplesmente acabarem com a cobertura de TODOS os estaduais já em 2020. Deixar só o Paulista e acabar com os outros não faz o menor sentido, então o natural é fazer as coisas aos poucos. Para mim o Petraglia exagerou para tentar causar uma reação contrária à Globo.

      Excluir
    6. Verdade, vamos ver como vai terminar essa nova novela.

      Excluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.