COLUNA #166 | Amigos e Inimigos da modernidade, por Alipio Jr.


Olá a todos!

Quando era mais jovem e precisei fazer a singela passagem das planilhas do Lotus 123 para o Excel, tinha a sensação de que nunca me adaptaria as modernidades do Windows 95. A mudança era impressionante e impactante.

Foi quando li a seguinte sentença (não lembro onde ou quem falou): A tecnologia, depois de apresentada, ela não volta atrás. Sofrerá mudanças, adaptações, mas nunca vai retroceder. Somos nós que precisamos compreende-la e saber como extrair o melhor dela para a nossa realidade.

Estamos cansados de ver o tanto de dinheiro que os youtubers estão ganhando, além dos patrocínios e exposição de produtos. Essa é uma constatação da qual não temos como fugir.

Colunista comenta proibição de produção própria dos clubes nas redes sociais (Reprodução)
O Esporteemídia.com noticiou nessa semana sobre o dinheiro que o programa esportivo ‘Os Donos da Bola’ está conseguindo com o uso da imagem do seu programa, que está longe de ser um campeão de audiência do horário. Esse dinheiro ajuda na manutenção e continuidade do programa, gera exposição positiva e por tabela, consegue um ou outro telespectador que curiosamente passará a assistir o programa que tem sempre vídeos passando pela sua timeline. É uma demonstração de como usar a tecnologia e a modernidade a seu favor.

Totalmente na contramão é a ordenança da Rede Globo para 2019, proibindo os canais de TV dos clubes de futebol de fazerem imagens dos seus jogos. Com a desculpa de preservação da qualidade prestadas, todos ficarão com as transmissões tendenciosas e de chapa branca da emissora.

Alipio Jr.
@alipiojr
Os canais de conteúdo próprio e exibidos no YouTube são ótimos e uma maneira fácil de aproximar o clube do torcedor. Sem falar nos conteúdos sobre o torcedor que viaja para jogos em que o clube for visitante, análises etc. Nesses canais é possível encontrar bastidores que normalmente não estão na TV, com a chegada dos jogadores e sua interação com torcedores, aquecimento e reação pós-jogo. A catarse é contagiante. 

Dificilmente o torcedor de 18 dos 20 clubes da Série A, estará satisfeito com a atenção que o canal dará ao clube. Da Série B então, nem se fala! Em vez de ampliar a exibição desses conteúdos (que já aparecem nos canais PPV), criando parcerias (ainda que imponha limites e crie regras) aproveitando as imagens exclusivas de bastidores, ampliando a relação com o telespectador, a emissora vai na direção oposta àquela que falei lá em cima, tentando limitar e fazer com que a tecnologia retroceda.

Já sabemos que não conseguirá.

Abraços e até a próxima.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #166 | Amigos e Inimigos da modernidade, por Alipio Jr. COLUNA #166 | Amigos e Inimigos da modernidade, por Alipio Jr. Reviewed by Ribamar Xavier on terça-feira, novembro 20, 2018 Rating: 5

2 comentários:

  1. Manda quem tem grana, obedece quem precisa dela(da globo e ou do dinheiro)e viva o capitalismo!

    ResponderExcluir
  2. A Globo tem a mania de primeiro ver o lado dela, quem sabe errar, mas não será surpresa no futuro ela mudar de posição e tentar compor para conseguir lucrar com isso. Pode esperar que vão acabar vendo isso e alterar um pouco dessa posição.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.