Como o Twitch está revolucionando a transmissão de partidas

(Foto: BagoGames/CC BY 2.0)
Antigamente, os videogames eram vistos como atividades solitárias para os jogadores ou, no máximo, envolviam um pequeno grupo de pessoas no mesmo local em arcades e nos poucos jogos multiplayer que existiam.

No entanto, atualmente a realidade é completamente diferente. As pessoas gostam de assistir as outras jogando e competindo entre elas.  O modelo de negócios da Twitch aproveitou-se desse fato e da forte comunidade de gamers e telespectadores para revolucionar a transmissão de partidas de jogos e esports.

O Twitch surgiu da plataforma Justin.tv. Originalmente criada em 2007 para transmitir conteúdo de vídeo em diversas categorias, a popularidade da categoria de jogos aumentou tremendamente e eventualmente levou a um spin-off dedicado chamado twitch.tv em junho de 2011.

Em fevereiro de 2014, o justin.tv original foi incorporado pela Twitch e na segunda metade daquele mesmo ano a Amazon adquiriu a plataforma por aproximadamente 1 bilhão de dólares. Desde então, ela continua a operar de forma independente como uma subsidiária integral da grande empresa de tecnologia e adicionado cada vez mais recursos e funções sociais.

Da mesma maneira que o YouTube revolucionou o acesso a vídeos, o Twitch revolucionou o acesso a transmissões. Todas as streams no Twitch são realizadas online e não necessitam de inscrições de usuários, que só precisam se registrar, de graça, caso queiram bater papo na plataforma ou se tornar streamers (apresentadores com canais).

Além do acesso simples, o bate-papo interativo em tempo real faz do Twitch uma experiência social real no mundo virtual praticamente sem concorrentes. Além disso, os vídeos ficam arquivados para sempre na plataforma.

O conteúdo do Twitch é acessível através de todos os tipos de dispositivos e mídias, incluindo PCs, consoles de jogos e dispositivos móveis por meio do navegador ou aplicativo nativo. Além disso, ele também oferece acesso através do navegador da web e aplicativos próprios.

O crescimento da plataforma de streaming está diretamente relacionado a história dos eSports. Esse tipo de esporte com partidas realizadas exclusivamente em arenas virtuais começou como algo de nicho, mas atualmente já faz parte do mainstrean.

Disputas de qualquer um dos diversos gêneros de eSports podem ser transmitidas e arquivados para visualização posterior no serviço. Ele também hospeda regularmente torneios online e offline nos quais milhares de jogadores se enfrentam para que milhões de outros espectadores assistam com comentários e notícias ao vivo.

(Foto por Jakob Wells/CC BY 2.0)
Hoje em dia, até mesmo canais tradicionais já realizam transmissões das partidas mais importantes, mas é no Twitch que elas rotineiramente são as atrações principais e no qual é possível encontrar todos os estilos de jogo. Uma reportagem da GamesIndustry.biz de 2018 revelou que os Multiplayer Online Battle Arena (MOBAs) são de longe os eSports mais populares, com um total de 241.930 contas de streaming ativas na plataforma.

O premiado MOBA League of Legends (LOL) foi o melhor candidato, com mais de duas vezes o número de streamers ativos do que qualquer outro jogo com 117.855. Dota 2, título do mesmo gênero que também costuma movimentar multidões em torneios ao vivo, conseguiu alcançar um distante segundo lugar com 52.522 contas ativas.

Os jogos de tiro em primeira pessoa consistem no segundo gênero mais popular na plataforma, com 82.813 streamers. Deles, o grande campeão é PlayerUnknown Battlegrounds (PUBG), que é o terceiro jogo mais popular em geral, com aproximadamente 52.053 contas ativas.

Vale a pena notar que apesar de ser um dos títulos mais assistidos do Twitch, o popular lançamento Fortnite não foi incluído na pesquisa, uma vez que ainda não foi lançado em nenhum dos grandes torneios de eSports disponíveis atualmente.

Apesar disso, há planos para isso no futuro e os campeonatos do game rapidamente devem se tornar alguns dos mais populares desse serviço de streaming.

Finalmente, os jogos de esportes tradicionais foram o terceiro gênero mais popular, com um total de 11.628 streamers no Twitch. Esses números superaram tanto os jogos de estratégia em tempo real quanto os de combate e servem para mostrar a força que o esporte tradicional tem dentro dos eSports.

Ao criar uma plataforma de streaming completamente gratuita e interativa, o Twitch está revolucionando a forma pela qual partidas estão sendo transmitidas. E com pouco mais de uma década de funcionamento, o serviço já mostra um pouco de como o futuro das transmissões esportivas pode ser.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Como o Twitch está revolucionando a transmissão de partidas Como o Twitch está revolucionando a transmissão de partidas Reviewed by Ribamar Xavier on terça-feira, outubro 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.