COLUNA #198 | As mulheres do FOX Sports, por Albio Melchioretto

Colunista comenta projeto feminino do FOX Sports durante a Copa do Mundo (Reprodução Twitter)
O tema das últimas colunas é a copa. Não há como ser diferente nesta época do ano. Dediquei os últimos quinze dias a consumir notícias da copa e farei os próximos também, notícias e jogos. Embora, tenho olhado alguns jogos da Série B para matar a saudade de bola cruzada saindo pela lateral e de jogador simulando uma fratura exposta na chegada do adversário e correndo na sequência. Mas a Copa é o ápice do mundo da bola. Aquilo que movimenta e territorializa a paixão do torcedor.

A Copa é um dos momentos onde muitos veículos lançam novidades. Penso que a maior novidade, seja a FOX, de modo especial o canal FOX Sports 2 que tem feito com uma cobertura diferenciada o projeto no qual Vanessa Riche tem liderado. A transmissão feita por mulheres como também a mesa redonda. Acompanhei alguns jogos e tenho, sempre que possível, acompanhado os debates. Ponto positivo. A Mesa tem uma pegada melhor que outras que vi por aí.

Não há a pieguice, nem o ranço que figurões carregam e ao mesmo é um paradoxo ao nível paupéririmo de Benjamin Back e seu menudos. Alguns debatedores deveriam estagiar com as meninas do canal.  O programa apresenta argumentos claros, falas sistematizadas, sem espaço para o bairrismo e achismos medíocres. Golaço do canal.


Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
Entretanto, não é a primeira vez que a televisão pensa nisso. O canal noticia como pioneirismo, mas calma aí.  A finada Rede Mulher ensaiou algo parecido e a TV Manchete, na Copa de 1990 também, com Leda Nagle e Mylena Ciribeli, mas com um foco “machista” que necessariamente técnico, discutia-se com tema central a beleza dos jogadores e temas de ordem sexual, aproveitando a onda da novela Pantanal. Diferente desta proposta que o objetivo é o futebol. No longíssimo 1971, a Rádio Mulher montou uma equipe 100% feminina.

Como nem tudo são flores, o Notícias da TV, noticiou que das transmissões do canal é lanterna na audiência. O site o fez em tom de crítica, mas olho com a obviedade. Quantas iniciativas deste naipe vemos? Televisão se faz com hábito, e a presença de mulheres em mesas e nas transmissões não é habitué.  Se o projeto for apenas para a Copa, será um número de insucesso, entretanto, se o projeto for além e tornar-se para integrante do canal, acredito que aos poucos permanecerá na tela.

E você tem acompanhado as mulheres no Fox Sports2?.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #198 | As mulheres do FOX Sports, por Albio Melchioretto COLUNA #198 | As mulheres do FOX Sports, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on julho 01, 2018 Rating: 5

7 comentários:

  1. Tenho acompanhado todos os dias a cobertura feita pelo Fox Sports 2. As três narradores tem bastante potencial. Isabelly Morais tem uma desenvoltura melhor, consegue segurar a transmissão tranquilamente. Renata Silveira tem voz potente e uma dose de humor, Manuela Avena possui bastante conhecimento. A mesa redonda feminina é agradável de se assistir. Poderia manter na grade um programa semanal de duas horas com ancoragem da Vanessa Richie. Seria muito legal manter duas narradoras na equipe, cobrindo outros esportes além do futebol.

    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
  2. tenho acompanhado sim e to gostando muito das narrações,a isabelly Morais é muito segura tem um talento espetacular narra muito ,as mesas redondas feminina tbm tem sido bem legais,era isso que o luciano do valle queria,que as mulheres estivessem de fato nas narrações e programas

    ResponderExcluir
  3. A iniciativa da Fox é legal, porém, por melhor que as jornalistas sejam, o traço na audiência deve pesar na sequência. Como tudo gira em volta do $$$$$, será muito difícil dar sequência nesse projeto deles.

    ResponderExcluir
  4. A redetv teve o Belas na rede , aos domingos , seis da tarde , não lembro ano . Mas tinha Paloma Tocci, Mileine Rodrigues e a Juliana Cabral na bancada .

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente não assisto pq não gosto das narrações, já assisti jgs de basquete e vôlei com narração feminina que estavam bem melhores só que a da Fox.

    ResponderExcluir
  6. Me recordo do Belas na Rede tinham ótimas profissionais, pena ter acabado. Juliana Cabral está na ESPN. Infelizmente gira em torno do dinheiro, se houvesse cotas de patrocínio para um programa de debates poderia ter um fio de esperança.

    ResponderExcluir
  7. Verdade... esqueci do Belas da Rede, falha nossa.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.