Apenas 14% dos profissionais de imprensa credenciados para Copa são mulheres

(Reprodução)
Do total de jornalistas credenciados para a cobertura da Copa do Mundo, apenas 14% são mulheres. Ainda pequena, a participação do sexo feminino em veículos de imprensa na edição de 2018 é maior do que na de 2014. No Brasil, o montante foi de 10%. As informações foram publicadas pela Folha de S. Paulo, por Camila Mattoso, Diego Garcia e Sérgio Rangel.

Segundo a Fifa, 16 mil profissionais se credenciaram para cobrir partidas na Rússia. Fora dos gramados, o machismo virou um dos principais temas do Mundial.

A repórter Julia Guimarães, do SporTV, por exemplo, se preparava para uma participação ao vivo, em Iekaterinburgo, quando um garoto tentou beijá-la de surpresa. A jornalista reagiu: "Nunca mais faça isso. Nunca mais faça isso com uma mulher. Respeito". Outros episódios foram relatados. A Fifa minimizou os casos noticiados até agora.

Nos estádios, em dias de jogos, as salas de imprensa ficam lotadas de jornalistas, mas poucas mulheres são vistas. No gramado, fotógrafos se aglomeram para as imagens da entrada dos times, na porta do vestiário. A cena é a mesma, com maioria de homens.

Sobre a cobertura, a entidade máxima do futebol disse não fazer qualquer tipo de distinção ao receber pedidos de credenciamento dos veículos de imprensa. A Fifa ainda informou que 13 dos 26 responsáveis pelas operações de imprensa dos estádios são mulheres, que 43% da delegação total da entidade no Mundial é do sexo feminino, bem como 64% dos voluntários.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Apenas 14% dos profissionais de imprensa credenciados para Copa são mulheres Apenas 14% dos profissionais de imprensa credenciados para Copa são mulheres Reviewed by Ribamar Xavier on segunda-feira, julho 09, 2018 Rating: 5

Um comentário:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.