COLUNA #65 | Quem Te Viu, Quem TV, por Carlos Salvador

Colunista comenta assédio sofrido pela repórter Júlia Guimarães na Rússia (Reprodução)
Respect!
Mais uma vez, um caso de assedio envolvendo uma repórter em transmissão ao vivo. Dessa vez, Julia Guimarães do SporTV, preparava-se para gravação de chamada quando um torcedor tentou assedia-la com um beijo no rosto. Infelizmente, isso tem que tornado muito comum não só nos estádios brasileiros, mas também mundial. A cultura da ignorância está impregnada em todas as esferas de qualquer sociedade atualmente, principalmente nos (pseudo) torcedores do futebol.

O outro lado
Também na Rússia, já muito difundido na imprensa brasileira, o caso dos torcedores que coagiram e humilharam uma russa, ao pedir que ela repetisse palavras que não conhecia, e que a assediaria moralmente. Aos poucos, todos os brasileiros estão sendo identificados, mas, muito além de punições improváveis da justiça brasileira, estes brasileiros envergonham tantos outros milhões que também estão na Rússia, fazendo festa com respeito, educação, e curtindo a maior festa do futebol.

Audiência
Levantados na semana passa pela primeira vez, os números de audiência da Copa do Mundo em TV fechada, mostra que o SporTV tem o triplo de audiência do FOX Sports, seu único concorrente neste viés de transmissão. Não é muito difícil entender porque. Além da transmissão nos jogos, há a gigante diferença na qualidade da cobertura pré e pós jogo. O canal campeão, tem repórteres em todas as cidades da Copa, entradas ao vivo em diversos horários, e principalmente: os debates possuem muito mais qualidades que as gritarias, discussões e ofensas, difundidas nas bancadas do FOX Sports.

Carlos Salvador
fb.com/carlosaugusto.salvador
@calosalvador
Incoerente
Noventa minutos. Críticas indiretas, críticas diretas, reclamações do time, procura por bodes expiatórios no grupo, da preparação, na hospedagem, nos familiares, etc. Cinco minutos, o gênio apareceu, o carque resolveu, o time está bem montado, temos tudo para passar em primeiro... Esta é a posição cada vez menos coerente de Galvão Bueno em jogos da seleção. Enquanto a vantagem no placar não acontece, a seleção não presta e alguns jogadores precisam ‘entender que estão vestindo a camisa da seleção brasileira’. Depois da vantagem ou dá vitória, tudo muda. Infelizmente sua inversão de lados e opiniões continua, e não parece mudar tão cedo.

Incoerente II
Juninho Pernambucano, jogou muito! Construiu uma rica história no futebol francês e também no brasileiro. Quando surgiu como comentarista, parecia ser diferente dos demais, pois entendia do campo, do extra campo e fazia uma leitura como poucos. Infelizmente, não evoluiu como se esperava nos comentários e até saiu do grupo Globo/Sportv. Agora, nada justifica a postura agressiva para cima de Galvão Bueno, nesse momento. A critica só vale ao narrador após sair da mesma emissora que ele? Houveram chances e não foram poucas para discordar dele durante algumas transmissões. Perdeu o ‘time’.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #65 | Quem Te Viu, Quem TV, por Carlos Salvador COLUNA #65 | Quem Te Viu, Quem TV, por Carlos Salvador Reviewed by Ribamar Xavier on junho 25, 2018 Rating: 5

4 comentários:

  1. A julia Guimarães foi muito bem nesse caso aí, ela foi muito forte e determinada em falar não pro idiota lá. Seria muito legal se todo repórter que sofresse uma tentativa de beijo ou qualquer outra coisa se posicionasse com firmeza e falasse NÃO, ao invés de aceitar, dar um sorrisinho amarelo e fingir que tá tudo bem, quando na verdade ela queria é dar um tapão no vagabundo.

    E sobre o Galvão, ele vai ser incoerente até o fim da carreira, infelizmente muita gente ainda se vê obrigada a acompanhar a seleção com ele narrando. (ou seria jugando???)

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Sportv poderia ser ainda melhor na Copa; tem alguns comentaristas fracos como o Petkovic que parece sempre a ponto de querer brigar com alguém que discorda dele. Algumas discussões são meio repetitivas, como o fato de sempre quererem fazer o mesmo discurso contra a Argentina. Alguns nomes são meio que subutilizados como o Raphael Rezende, que é o cara que mais conhece futebol internacional por lá. E a existência daquele "Zona Mista" é totalmente desnecessária. Mas no geral realmente não dá para comparar o nível de cobertura com o que é jogado no Fox Sports; o Sportv é superior na grande maioria dos aspectos.

    Não vi transmissão na Globo por enquanto, mas acho interessante muita gente que tem condição de ver em outros canais, ainda insistir de ver jogo por lá. (Não estou falando que é seu caso, pois é seu trabalho de comentarista). Parece que muita gente assiste com o Galvão só para zoar no twitter ou para poder falar mal. Eu qdo não gosto de alguma coisa, simplesmente não vejo. E só ressalto que, por pior que seja a Globo, o nível das outras não é muito melhor. E a narrativa da TV aberta é essa mesmo. Imagina se a Bandeirantes estivesse transmitindo...

    Concordo com o que você disse sobre o Juninho Pernambucano. Por mais que o cara tenha levantado certas questões interessantes, errou totalmente no jeito de colocá-las, e ainda misturou clubismo com seus comentários, além de criticar um lugar depois que saiu. Claro que é difícil falar estando lá, mas se não gosta do jeito do Galvão, porque aceitou trabalhar na Globo?

    ResponderExcluir
  3. Nos debates sou mais o Fox Sports, mesmo com as gritarias, gosto do estilo de transmissão deles, a música quando sai o gol, não tirando os méritos do SporTV que também acompanho

    ResponderExcluir
  4. Os dois canais possuem narradores bons, acompanhando pelo Fox Sports todos os jogos da Copa até agora. Já a questão de debate esportivo, pré e pós jogo citado pelo colunista, totalmente dispensável, seja o canal que for, todos eles no mesmo nível de discussão do bar da esquina. Num canal impera o desconhecimento do assunto, no outro impera a gritaria pra ver quem ganha no berro.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.