COLUNA #194 | O lado sujo do futebol, por Albio Melchioretto

Colunista dedica espaço ao livro 'O lado sujo do futebol' (Reprodução)
Se existe algo que consegue romper a agenda e me fazer atrasar a compromissos são feiras de livros e a descoberta de algum “sebo”. Em ambas, os espaços provocam um encontro com textos e livros interessantes, que por algum motivo ou outro, já estão fora do círculo comercial. Numa dessas andanças, encontrei, em meio a um shopping, em Blumenau, uma Feira de Livros. O primeiro olhar me levou para 'O lado sujo do futebol: a trama de propinas, negociatas e traições que abalou o esporte mais popular do mundo', publicado pela Planeta, em 2014. Lembro de ouvir, na época do lançamento, vários comentários da obra, que conta com prefácio, de Romário, mas depois disso, na correria diário, caiu no esquecimento. Passados quatro anos, o encontro.

A obra se autoclassifica como livro-reportagem e tem por objetivo, segundo os autores, separar fatos de boatos. Sábado chuvoso, me fez viajar pelas páginas do texto, com um bom café, deleitei-me com ele. Trata da bola a partir da política e do universo extracampo que o cerca. O que é ignorado, convenientemente, pela mídia, de maneira geral. As boas histórias são contadas com muitos documentos, fotos e páginas e páginas de referencial. Tem como centro das discussões as falcatruas orquestradas por Ricardo Teixeira. Como à luz de Machiavel, fez tudo para conquistar e manter-se no poder ao longo dos anos. Interessante refletir, como poder, ou a sede dele, seduz pessoas e os fazem apegar-se a situações, cargos e posição. Personalizam ao invés de gestar.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
A parte final da obra, é dedicada a contar os eventos preparatórios da Copa-14, da influência do Grupo Globo no controle do futebol e perpassa pelo desmanche do Bom Senso FC. O futebol é próximo da política, usa e usurpa a relação em seu benefício. A lógica de organização que estamos acostumados, de confederações e federações no comando deixa claro que isso jamais será um negócio em si, senão o desejo oligárquico de alguns coronéis. 7x1 daquela semifinal foi apenas a consequência de décadas de uma política que tem o poder como primazia ao invés do futebol.

Qual livro sobre futebol, você indicaria?

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #194 | O lado sujo do futebol, por Albio Melchioretto COLUNA #194 | O lado sujo do futebol, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on junho 03, 2018 Rating: 5

Um comentário:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.