COLUNA #179 | No verão é um gelo só, por Albio Melchioretto

Colunista comenta a cobertura midiática dos Jogos Olímpicos de Inverno (Getty Images)
A primeira vez que assisti uma Olimpíada de inverno, foi a de Albertville, pela TV Manchete, em 1992. Lembro-me de estar em casa esperando a programação, quando entrou a abertura dos jogos. Acompanhei com admiração aquilo que era novo e espantoso a um jovenzinho curioso. Descobri a existência dos esportes da neve e de diversas rivalidades nórdicas inimagináveis para um menino do sul do Brasil que conhecia apenas os jogos de equipe praticados na escola. Uma surpresa agradável. Confesso que hoje ainda conheço pouco regras e particularidades destes esportes, mas dedico certo tempo ao acompanhar as competições, sempre que possível.

Estamos em tempos de Jogos Olímpicos, Pyeong-Chang-18. A cobertura midiática brasileira é quase inexistente. Neste aspecto o que os canais Sportv estão fazendo é digno de elogios. Ele e a Rede Globo, tem mostrado para o Brasil a competição. A televisão aberta o faz nas madrugadas, já o Sportv mantem uma programação ao longo do “dia olímpico”. No feriado de carnaval aproveitei para acompanhar muita coisa.  Além dos bons narradores, a equipe de comentaristas é digna de elogios. Jornalistas e ex-atletas que conhecem as modalidades a fundo e trazem diversas características, particularidades, análises e informações para o espectador. Tudo muito didático sempre.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
Transmissão esportiva ou cobertura jornalística? Os dois elementos se misturam e confundem-se na transmissão do Sportv. E não vejo como ser diferente. O brasileiro não está habituado aos esportes de inverno, mesmo com os diversos eventos no canal ao longo do ciclo olímpico. A transmissão para desconhecido assim o é. A ESPN apresenta a NHL e o Europeu de Hóquei no gelo, mas mesmo assim não é algo popular. Então, pelo distanciamento se faz necessário este tipo de cobertura. Apenas faria algo diferente, se tivesse algum poder dentro da Globosat. Criaria um canal extra para os jogos.

Manteria a programação prevista em dois canais e adicionaria um Sportv4 ou um SportvWinter, algo do gênero com programação jornalística do evento ao vivo 24 horas, como foi aquele canal 24horas no Rio-16.

Alguém topa uma patota de Curling?

Abaixo veja os direitos mundiais dos Jogos Olímpicos de Inverno:


Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #179 | No verão é um gelo só, por Albio Melchioretto COLUNA #179 | No verão é um gelo só, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on segunda-feira, fevereiro 19, 2018 Rating: 5

2 comentários:

  1. Concordo, um quarto canal faria muito bem...

    ResponderExcluir
  2. A cobertura das olímpiadas de socchi foi bem melhor e com mais opções de canais.

    Sobre um Sportv 4, acho que deveria ter esse canal de forma fixa devido a grande quantidade de eventos transmitidos pelo canal.

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.