Colunista fala sobre o 'De Placa' do Esporte Interativo e o 'Linha de 3' do BandSports (Reprodução)
O leitor que acompanha este espaço já percebeu o quanto reclamo dos programas de jornalismo esportivo e a insistência na análise aprofundada ao invés de comentários rasos e pouco profundos pseudo-deslocados para área de humor. Há algumas postagens, o jornalista Eduardo Tironi, ESPN e Lance!, em seu blog, chamou atenção ao fato que “jornalismo esportivo, antes de esportivo, é jornalismo”. Ótima chamada de atenção.

Recupero a coluna do Tironi para comentar dois programas de jornalismo esportivo, o Linha de 3, BandSports e o De Placa, Esporte Interativo.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
O Linha de 3, é voltado ao basquete e ancorado pelo competente Álvaro José, uma enciclopédia do esporte olímpico. O programa faz análise, em suma do NBB, LBF e da NBA, e tangencia outras partidas, porém com atenção maior ao NBB. Convidados da área, com discussão calma e profunda. Didatismo para fazer o espectador acompanhar as mudanças propostas durante um jogo ou o desvelamento de jogadas.

O outro programa, recém-criado traz nomes de peso para bancada. Alê Oliveira, Mauro Beting, Rodrigo Rodrigues e Guilherme Palesi. Bons nomes da análise esportiva e da telinha brasileira, porém um programa ruim. Uma discussão que não aprofunda temas, apenas fala o óbvio do ponto de vista do torcedor, brincadeiras em demasia entre os partícipes e uma tela poluída. Por vezes a tela divide-se em três partes, ou duas, muita informação no rolar entre outros excessos. Consegue ser pior que que a concorrência no horário.

Serei repetitivo, mas não concebo uma fórmula onde a notícia está à mercê do escrachado. O paralelo entre dois programas com foco diferente não é o mais sensato, afinal, um é basquete e outro futebol, porém, o que aponto é a maneira como a informação é tratada. Num, a seriedade, noutro, a brincadeira. Eu escolho a informação séria como ponto de pensar o esporte, e você nobre leitor, o que escolhe?

Semana próxima falaremos de PyeongChang-18!

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.