COLUNA #178 | Linha 3 é um programa de placa, por Albio Melchioretto

Colunista fala sobre o 'De Placa' do Esporte Interativo e o 'Linha de 3' do BandSports (Reprodução)
O leitor que acompanha este espaço já percebeu o quanto reclamo dos programas de jornalismo esportivo e a insistência na análise aprofundada ao invés de comentários rasos e pouco profundos pseudo-deslocados para área de humor. Há algumas postagens, o jornalista Eduardo Tironi, ESPN e Lance!, em seu blog, chamou atenção ao fato que “jornalismo esportivo, antes de esportivo, é jornalismo”. Ótima chamada de atenção.

Recupero a coluna do Tironi para comentar dois programas de jornalismo esportivo, o Linha de 3, BandSports e o De Placa, Esporte Interativo.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
O Linha de 3, é voltado ao basquete e ancorado pelo competente Álvaro José, uma enciclopédia do esporte olímpico. O programa faz análise, em suma do NBB, LBF e da NBA, e tangencia outras partidas, porém com atenção maior ao NBB. Convidados da área, com discussão calma e profunda. Didatismo para fazer o espectador acompanhar as mudanças propostas durante um jogo ou o desvelamento de jogadas.

O outro programa, recém-criado traz nomes de peso para bancada. Alê Oliveira, Mauro Beting, Rodrigo Rodrigues e Guilherme Palesi. Bons nomes da análise esportiva e da telinha brasileira, porém um programa ruim. Uma discussão que não aprofunda temas, apenas fala o óbvio do ponto de vista do torcedor, brincadeiras em demasia entre os partícipes e uma tela poluída. Por vezes a tela divide-se em três partes, ou duas, muita informação no rolar entre outros excessos. Consegue ser pior que que a concorrência no horário.

Serei repetitivo, mas não concebo uma fórmula onde a notícia está à mercê do escrachado. O paralelo entre dois programas com foco diferente não é o mais sensato, afinal, um é basquete e outro futebol, porém, o que aponto é a maneira como a informação é tratada. Num, a seriedade, noutro, a brincadeira. Eu escolho a informação séria como ponto de pensar o esporte, e você nobre leitor, o que escolhe?

Semana próxima falaremos de PyeongChang-18!

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #178 | Linha 3 é um programa de placa, por Albio Melchioretto COLUNA #178 | Linha 3 é um programa de placa, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on fevereiro 11, 2018 Rating: 5

12 comentários:

  1. Não acho que um programa precisa ser sério para ser bom.

    O BB Debate é um bom programa, por exemplo. Vai dizer que Leo Bertozzi, Celso Unzelte e Rômulo Mendonça só falam o mesmo do mesmo? O que derruba o BB debate é o Jorge Nicola com suas especulações e alguns temas às vezes levantados que não tem relevância nenhuma como o caso "Real Madrid das Américas".

    No caso do De Placar, infelizmente é um programa ruim. Não aguento mais o Guilherme Palessi, tem os comentários mais sem sentidos que já vi na vida. Alê Oliveira e Rodrigo Rodrigues já eram o que eu esperava, 80% brincadeiras 20% futebol. Mauro Betting e Gustavo Zupak elevam o nível dos comentários. Seria bom contratarem um ex-jogador e colocar no lugar do Palessi e mudar um pouco a cara do programa, está parecendo um mais 90 de humor.

    ResponderExcluir
  2. vc é muito conservador mano, o esporte interativo ainda sera o monopolio esportivo do pais, aguarde

    ResponderExcluir
  3. quem disse que as pessoas querem ver análises chatas e profundas???
    vc está em que século???
    Viva o De Placa. Melhor programa da TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero. Análises de qualidade. Saudades do Loucos por futebol na Espn. E o Bate-bola antigo.

      Excluir
  4. BB Debate e De Placa são programas para adolescentes. Os melhores programas são o BB na Veia e o Linha de Passe

    ResponderExcluir
  5. Ótima análise. Eu mesmo, detesto esse de Placa, Fox Sports Rádio, Bb debate, + 90, Seleção Sportv etc. Nível muito baixo, brincadeiras em excesso, informações rasas.O Redação Sportv, O futebol no Mundo, o Bb na veia, o linha de 3 do Bandsports, o Roda de Vôlei, etc são melhores

    ResponderExcluir
  6. Acho correto o Bandsports, ainda que tenha pouca repercussão e audiência, manter programas temáticos sobre outros esportes, fora o futebol. Pena realmente não investirem tanto em transmissões, mas a situação econômica da Bandeirantes explica realmente a situação em boa parte.

    Sobre o programa do EI concordo totalmente com o autor da postagem. É um programa raso, como a maioria dos programas de futebol atualmente. Incrível como o Mauro Betting sempre avaliza programas ruins; é um cara com muito prestígio, mas está sempre cercado de companhias duvidosas. Esse piadista que veio da ESPN é muito forçado, querendo sempre ser engraçadinho de forma insistente. Mas infelizmente é a regra dos programas de TV fechada, sempre atendendo um público que gosta de programas de debate, mas na maioria das vezes não qualificando o nível das atrações. O Redação Sportv é o melhor dos programas atualmente (dependendo claro dos convidados).

    ResponderExcluir
  7. Tem programas para todos os gostos. Tem programas com análises profundas e tom mais sério e tem os mais irreverentes que tratam o futebol de forma mais leve.
    O espectador faz a sua escolha.

    Fernando Buzanello
    Lucas do Rio Verde - MT

    ResponderExcluir

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Loading...
Tecnologia do Blogger.