Conmebol quer negociar direitos de TV da Libertadores divididos por país

A Conmebol divulgou no dia do sorteio dos grupos o novo logo da competição (Divulgação)
A cúpula da Conmebol já se convenceu a mudar a forma de negociar os direitos de televisão da Taça Libertadores da América no próximo contrato a ser válido a partir de 2019. De acordo com o UOL Esporte, por Ricardo Perrone, em vez de vender tudo para uma emissora como o FOX Sports, pretende fatiar os direitos e negociá-los por cada país interessado. Assim, repetiria o modelo da UEFA na Liga dos Campeões.

A negociação de direitos da Libertadores foi uma das principais fontes de corrupção na Conmebol, segundo a investigação do FBI. O Departamento de Estados dos EUA apontou que houve pagamento de propina a dirigentes da entidade para obtenção dos direitos de televisão e marketing da competição.

Uma das responsáveis pelo pagamento de suborno era justamente uma empresa em paraíso fiscal que tinha a FOX como acionista. A emissora negava ter influência na gestão da companhia.

Mas, quando estourou o escândalo e três presidentes da Conmebol foram presos, o novo chefe Alejandro Dominguez decidiu fazer um novo contrato, desta vez diretamente com a Fox Sports. Houve um reajuste de cerca de 30% e o valor chegou a US$ 175 milhões. Clubes tiveram aumentos de cotas.

No dia do sorteio da Libertadores, em 21 de dezembro, a cúpula da Conmebol conversou sobre o assunto e ficou combinado de que o novo ciclo teria direitos vendidos de forma fatiada. Desta forma, a UEFA explodiu os ganhos com direitos da Liga dos Campeões. Só que, para isso, a entidade europeia faz concorrência com envelopes fechados, o que nunca foi realizado pela Conmebol.

Um dos objetivos é tirar mais dinheiro do mercado brasileiro. Por isso, a Conmebol aumentou o número de times nacionais na competição. Até 2015, a Globo pagava valores baixos pela Libertadores, apesar dos altos ganhos.

Isso afeta os clubes que, em 2017, não terão reajuste de cotas para a Libertadores. A Conmebol tinha prometido divulgar os valores oficialmente, o que ainda não ocorreu.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Conmebol quer negociar direitos de TV da Libertadores divididos por país Conmebol quer negociar direitos de TV da Libertadores divididos por país Reviewed by Ribamar Xavier on dezembro 28, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.