Fernando Vanucci no comando do programa de debates esportivos Bola na Rede, da RedeTV! (Foto: Reprodução)
45 anos de carreira e sete olimpíadas no currículo. Fernando Vanucci acompanha a Rio 2016 em casa, pelo SporTV. Conhecido pelo bordão "Alô, você", ele trabalhou durante mais de 20 anos na Globo. Há dois anos, assina uma coluna sobre esporte no programa 'RB Notícias', Rede Brasil, que não tem direito de exibir os Jogos. Em São Paulo, onde mora, Vanucci admitiu ao Noticias da TV, por Fernanda Lopes, estar "triste" por não poder trabalhar na primeira Olimpíada realizada na América do Sul.

"A Rede Brasil não tem muita imagem, é complicado. É difícil. Só estou fazendo Campeonato Brasileiro. Faço alguns comentários rápidos sobre o Brasil na Rio 2016, mas coisa de 15 segundos. Poxa, cobri olimpíadas. Agora, não estar presente na Olimpíada do Brasil é meio triste. Mas faz parte da vida, é assim mesmo", lamenta.

O jornalista participou da cobertura dos jogos de 1980 a 1996 na Globo, de 2000 na Band e de 2004 na RedeTV!. Sua troca de emissoras foi tão traumática que ele considera, até hoje, que seu maior arrependimento na carreira foi ter rompido com a Globo.

Na emissora, o veterano apresentou diversos programas, como 'Jornal Nacional', 'Jornal Hoje' e 'Esporte Espetacular'. Mas foi uma gafe no Globo Esporte que mudou os rumos de sua carreira. Em 1998, ele foi flagrado pela câmera comendo uma bolacha quando o 'Esporte Espetacular' estava no ar, ao vivo. Vanucci explica que era comum fazer um lanche entre as reportagens com Mylena Ceribelli, hoje na Record. Naquele dia, no entanto, não houve misericórdia.

"Isso foi uma coisa muito particular do diretor de esportes na época comigo. O cara não ia muito com a minha cara. Eles [da equipe] estavam esperando uma falha minha para ter um motivo para... [me prejudicarem]", suspira.

Vanucci foi afastado e ficou na geladeira da Globo. "Pedi inúmeras desculpas, mas não adiantaram nada", ele afirma. Depois, apresentou o 'Bom Dia Rio', o 'Bom Dia Brasil', ficou de férias e foi chamado de volta para a transmissão do Carnaval. "Narrei durante 16 anos o Carnaval na Globo. Acho que [essa última] foi a melhor transmissão de Carnaval que eu fiz na vida. Pensei: 'Voltei para minha casa, para o meu lar'".

Mas estava enganado. "Na semana seguinte, recebo uma notificação cobrando uma multa contratual. Fiquei muito chateado. Estava recebendo propostas de tudo quanto é lugar, e fui embora. Esse é o meu único arrependimento. Se pudesse voltar atrás, talvez não faria isso [pedir demissão]. Talvez esperasse um pouco mais [para ser perdoado] e estaria lá até hoje", lamenta.

Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.