Alipio Jr. #92: Esse é o futuro?

Colunista comenta a interatividade no esporte e cita o aplicativo do Esporte Interativo (Foto: Reprodução)
Na última semana o Esporte Interativo comemorou, com razão, que seu aplicativo foi o mais acessado nesse primeiro trimestre do ano. Nosso primeiro impulso é relacionar essa audiência a transmissão dos jogos da Champions League e a falta deles nos demais canais, causando uma correria ao aplicativo. Certo? Pode ser. Ou não.

Considero esse pensamento enganoso pois o app (aplicativo) concorrente tem tantos atrativos quanto e não ganhou um prêmio como esse do EI. Ou você não acha que há muita gente querendo assistir seus jogos do campeonato estadual por ele (no caso do SPORTV) e até mesmo das Ligas europeias (no caso da ESPN).

O grande problema reside na maneira como o aplicativo é apresentado ao usuário. O mundo de hoje é de celeridade no processo, é de conectividade e interatividade o tempo todo. As emissoras acham que interatividade é ler mensagem camarada do telespectador, como se isso fosse legal. Ledo engano.

Alipio Jr. - colunista do Esporteemidia.com
@alipioj
O EI (Esporte Interativo) demonstra estar um passo à frente dos demais quando informou no começo do ano sobre seu acordo com a LG e seu aplicativo gratuito nas televisões, garantindo a transmissão da final da Champions em 4K.

Outro bonito gol foi a criação de conteúdo exclusivo para o YouTube com 3 programas diferentes, abordando temas e esportes diferentes, aproveitando para pescar esse telespectador que de repente ainda não tenha o canal em seu pacote por assinatura.

A Netflix tem provado que o consumidor paga pelo que considera bom e pode atender-lhe, mas falta as emissoras esportivas esse insight. Travam conteúdos em seus sites, limitam acesso e forçam que estejamos mais ligados na tevê que nas demais plataformas, algo impensável no mundo de hoje em que o contrário deveria ser muito mais valorizado.

Os canais ainda não querem ou não entenderam como fazer tudo convergir pelos diversos meios de acesso disponíveis sem que um canibalize o outro. Isso faz com que seus canais no YouTube tenham conteúdo pífio e ruim e que seus apps sejam similares a trabalhos escolares.

Homenagem
Quero aproveitar este espaço para prestar minha homenagem ao grande Teixeira Heizer. Figura incrível, com histórias memoráveis e um conhecimento ímpar do jogo. Lembro de como seus livros me entreteram e me deram um outro olhar sobre o futebol do passado e como este reverbera atualmente. Que descanse em paz.  

Um grande abraço e até a próxima.

Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.



Alipio Jr. #92: Esse é o futuro? Alipio Jr. #92: Esse é o futuro? Reviewed by Ribamar Xavier on terça-feira, maio 10, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.