Marcelo Campos Pinto deixa a Globo Esportes; saiba mais

Marcelo Campos Pinto esteve a frente das negociações esportivas da emissora (Foto: Fernando Pilatos / Gazeta Press)
Figura-chave nos bastidores do futebol brasileiro nas últimas duas décadas Marcelo Campos Pinto está deixando a Globo Esportes, braço de negociações de direitos esportivos do Grupo Globo. A informação é do Notícias da TV, por Daniel Castro.

Comunicado assinado por Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo, distribuído a diretores nesta quinta-feira (5), informa que Campos Pinto vai se aposentar no final do ano. Em seu lugar, a partir de segunda-feira (9), assumirá Pedro Garcia, diretor de Negócios dos canais SporTV, Premiere e Combate. A Globo Esportes ficará subordinada a um Comitê de Direitos Esportivos, formado por Carlos Henrique Schroder (diretor-geral da Globo), Alberto Pecegueiro (diretor-geral da Globosat) e Jorge Nóbrega (membro do conselho administrativo do grupo).

Nos últimos anos, Campos Pinto foi figura fundamental nos bastidores do futebol brasileiro. Deu as cartas nas negociações de direitos de transmissão. Em 2011, com a implosão do Clube dos 13, conseguiu manter o futebol na Globo negociando diretamente com os clubes. A TV passou a ser a principal fonte de receitas dos times. No ano passado, segundo estudo do Itaú BBA, Globo e seus canais pagos injetaram R$ 1,210 bilhão nas 23 maiores agremiações futebolísticas do país _que arrecadaram R$ 3,113 bilhões no total.

Nos bastidores da Globo, especula-se que Campos Pinto será "aposentado" em consequência dos escândalos de corrupção no futebol envolvendo a Fifa e, principalmente, o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, de quem era próximo.

Mas é fato que a emissora já vinha gestando há tempos uma reformulação na gestão dos direitos esportivos, e a saída de Campos Pinto estava nesse roteiro. Quem dará as cartas na área em um futuro breve será Roberto Marinho Neto, filho de Roberto Irineu Marinho, como antecipou o Notícias da TV em junho. Pedro Garcia, que está assumindo a Globo Esportes, será o braço direito de Marinho Neto.

A assessoria de imprensa do Grupo Globo diz que qualquer informação que não esteja no comunicado de Roberto Irineu Marinho é especulação. Leia a íntegra do comunicado:

"Comunico que, a partir de 9 de novembro, a Globo Esportes passa a se subordinar ao Comitê de Direitos Esportivos, formado por Carlos Henrique Schroder, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega. A estrutura da nova Globo Esportes englobará as equipes e atividades de TV Globo e Globosat já envolvidas hoje nos processos de aquisição de direitos esportivos. Pedro Garcia, atualmente diretor dos canais e produtos de esporte da Globosat, será responsável por liderar essa equipe conjunta, respondendo por toda estratégia de aquisição de direitos esportivos do Grupo Globo. Além disso, Pedro continuará supervisionando os canais Sportv e os serviços de pay per view PFC e Combate.

Marcelo de Campos Pinto, que durante vários anos liderou as negociações de direitos de futebol e Olimpíadas, deverá se aposentar no final do ano, apoiando a organização da nova estrutura durante novembro e dezembro.

Esta mudança representa mais uma etapa na busca de sinergias e integração entre as operações do Grupo Globo. Desejo ao Pedro muito sucesso em suas novas atribuições. Ao Marcelo, meu agradecimento pelo importante trabalho realizado durante mais de vinte anos de atuação no Grupo Globo.”

Roberto Irineu Marinho"


ATUALIZAÇÃO: Procurada pelo Portal Imprensa, a assessoria do Grupo Globo disse que informações relacionadas a um eventual desgaste internamente após os escândalos envolvendo corrupção nas negociações de direitos da Fifa e Conmebol e da prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, de quem Marcelo seria próximo, são especulações. 

ATUALIZAÇÃO: Segundo a Folha de S. Paulo, por Camila Mattoso e Marcel Rizzo, Pedro Garcia já protagonizou as últimas reuniões entre a Globo e clubes de futebol. No dia 27 de outubro, quando a empresa apresentou aos cartolas números de venda de pacotes de pay-per-view e o valor da premiação do Campeonato Brasileiro</a>, foi Garcia quem comandou o encontro, apesar de Marcelo Campos Pinto estar presente.

Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.



Marcelo Campos Pinto deixa a Globo Esportes; saiba mais Marcelo Campos Pinto deixa a Globo Esportes; saiba mais Reviewed by Ribamar Xavier on quinta-feira, novembro 05, 2015 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.