Justiça nega liminar para Super Notícia FM transmitir jogo no horário da 'Voz do Brasil'

(Reprodução)
Por OTempo (Thiago Nogueira)

Em decisão na tarde desta quarta-feira (18), a Justiça negou à Rádio Super Notícia FM, de Belo Horizonte, o direito de retransmitir a 'Voz do Brasil' em horário alternativo. Enquanto isso, a Rádio Itatiaia, empresa do mesmo segmento, possui liminar favorável para a mesma solicitação.

Nesta quarta-feira, Coritiba e Cruzeiro entraram em campo às 19h30, pelo Campeonato Brasileiro Série A, partida cujos os 30 minutos iniciais não foram transmitidos pelas em FM, porque segundo a lei 4.117/62, a 'Voz do Brasil' deve ser obrigatoriamente colocada no ar, de segunda a sexta, entre 19h00 e 20h00. Os advogados da Rádio Super Notícia FM fizeram dois pedidos.

O primeiro, de concessão de tutela de urgência, tem como base o § 2º do artigo 300 do Código de Processo Civil de 2015, haja vista a probabilidade do direito e o risco de dano, mas a solicitação foi negada pela Justiça.

O segundo, de mérito - considerando os incisos IV, IX e XIII do artigo 5º c/c artigo 220, ambos da Constituição da República de 1988, além da ofensa do princípio da livre concorrência insculpido no inciso IV do artigo 170 e §4º do artigo 173, ambos da Carta Magna, tendo em vista que há um concorrente que não transmite a 'Voz do Brasil' no horário de 19h00 às 20h00, quando os jogos dos times mineiros coincidem com o mencionado programa estatal obrigatório -, ainda correrá seu trâmite legal.

Na decisão, o magistrado diz não poder emitir um parecer favorável já que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a retransmissão da "Voz do Brasil" em horário diverso "incabível".

"Não me cabe, em nome da mesma estabilidade das relações jurídicas e da dita ordem pública, desembainhar argumentos sobre os quais os tribunais já se debruçaram", afirmou
O juiz, no entanto, reitera o anacronismo (fato ou atitude que não está em acordo com sua época) da "Voz do Brasil". "Simplesmente desligo o rádio ou o alterno para a função CD", escreveu. "A mim, ouvinte, restou a opção de desligar o rádio quando em Brasília for 19h", reformou o magistrado, em outro trecho da decisão.

Sobre a decisão que favorece a Rádio Itatiaia, o juiz que negou o pedido da Super Notícia FM disse desconhecer eventual decisão.

"Se esta existe, não me cabe conhecer seus fundamentos, pois a parte prejudicada certamente buscará sua revogação. No mínimo tal situação coloca a emissora em posição de privilégio relativamente a suas concorrentes que não obtiveram semelhante provisão", ponderou.
A Itatiaia conseguiu decisão favorável em primeira instância. A análise da ação em segunda instância, no Tribunal Regional Federação da 1ª Regional, está parada.

Até o julgamento do mérito, a emissora segue transmitindo sua programação esportiva quando há jogos de times mineiros no horário da 'Voz do Brasil'.

"Em razão de processo que tramita na Justiça Federal, proposto pelo advogado Dimas Gonçalves, a Itatiaia continua com sua programação esportiva. A voz do Brasil vai ao ar à 0h30", disse o âncora da programação da Itatiaia nesta quarta-feira pouco antes do horário que iniciaria a 'Voz do Brasil'.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.




Justiça nega liminar para Super Notícia FM transmitir jogo no horário da 'Voz do Brasil' Justiça nega liminar para Super Notícia FM transmitir jogo no horário da 'Voz do Brasil' Reviewed by Ribamar Xavier on 19.10.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.