COLUNA #163 | Páginas de ensinamento, por Albio Melchioretto

Colunista comenta livro 'Gol da Alemanha' (Reprodução)
Cheguei em casa em cima do lance. Deu o tempo de fazer a pipoca, deitar no sofá e ligar a TV. Mas estava muito cansado. Adormeci por alguns minutos, quando abri os olhos, estava dois a zero. Acordei assustado e fui ao banheiro, joguei uma água no rosto, e voltei, eram quatro. E assim foi o resto do jogo, em cada pipoca um susto. E de susto em susto, sabemos o que foram os sete gols da Alemanha na semifinal da copa de 2014. Esta goleada nos fez marcar uma copa que nos fez esquecer, até do Uruguai de 1950.

Retomo a trágica partida brasileira para falar de um livro. A coluna desta semana falará da mídia impressa. O livro, Gol da Alemanha, que é uma obra escrita a quatro mãos, do espanhol Axel Torres e do alemão André Schön, mostra o desenvolvimento do futebol alemão dos anos de 1970 até o título de 2014. O texto evidencia que a Alemanha (e não apenas a federação) pensou o futebol de maneira totalizante. As transmissões televisas, a formação da base, os novos treinadores, a modernização dos estádios, enfim, pensou o espetáculo como todo e não como partes.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
A goleada histórica da Alemanha não foram os sete gols apenas, mas a estrutura armada fora do campo. O pensamento totalizante, descrito na obra é importante para fazer pensar o futebol na terra brasilis. Ainda vemos o futebol como um produto que se basta em si mesmo, mas, aqui ele está insuficiente financeiramente, e se vende para a televisão como principal sustento. Nosso fracasso público, em escala mundial em 2014, deveria ser o marco de uma mudança, e usar nosso algoz como exemplo seria um caminho válido. Mas não foi. No dia de amanhã, nossas mesas redondas discutirão os erros da arbitragem, falarão dos times do eixo Rio-São Paulo e nada, absolutamente nada, despertará para uma reflexão além das quatro linhas.

Mesmo diante de tamanho descaso, a literatura é um respiro. Nos últimos anos têm aparecido leituras interessantes e críticas bem fundamentadas. Se a televisão tem se mostrado cada vez mais medíocre e a internet superficial na análise esportiva, há diversos livros que nos ajudam a pensar o futebol e se contexto. A leitura de Gol da Alemanha, de Torres e Schön, com prefácio d e Gered Wenzel é uma leitura gratificante e edificadora ao mesmo tempo. Recomendo aos leitores.

Expediente:
Gol da Alemanha - Uma Viagem No Tempo Para Entender As Transformações do Futebol Alemão Até A Conqui da Copa de 2014
Torres, Axel; Schön, André
Empório Do Livro

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.





COLUNA #163 | Páginas de ensinamento, por Albio Melchioretto COLUNA #163 | Páginas de ensinamento, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on 29.10.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.