COLUNA #160 | Campeonato Catalão: ideologia, política ou negócio, por Albio Melchioretto

Em caso de independência da Catalunha o que seria do futebol local? Colunista imagina (Enrique Calvo/Reuters)
E se a independência da Catalunha acontecer de fato, o que seria do futebol do neo-pais? A coluna de hoje brincará com esta possibilidade. Ela não tem intenção de falar de política, analisar a conjuntura econômica da região, mas ver o que dá para pensar durante a enfadonha data-Fifa. O presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, afirmou que em caso a independência catalã se concretize, o Barcelona e todas as outras equipes da região não poderão jogar o Campeonato Espanhol. Então e se...

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
Segundo dados da ESPN Brasil, a região possui apenas 13 times - sendo um deles o Barcelona B - entre a primeira e a terceira divisões espanholas. Fora esses, só equipes semiamadoras, que recebem apenas 6 mil euros (R$ 22,3 mil) da Federação pela participação no quarto escalão do futebol local. Até os anos de 1940 houve uma competição entre os clubes da Catalunha. Após a grande guerra a federação espanhola acabou com a competição.

Mas e se houvesse tal coisa como ficaria “La liga”? Talvez este seja um problema maior que a criação de uma liga com clubes inexpressivos. A televisão perderia com certeza um grande produto. Quer sim, quer não, um dos maiores clássicos do mundo teria encontros reduzidos. Na contramão da Catalunha, os escocesses do Celtics e Rangers já fizeram pedido para disputar o Inglês, a moda dos clubes de Gales. Algum problema? Eu não vejo. Seria mais interessante um Barcelona, num espanhol ou num francês que num Catalão. Existem questões políticas e ideológicas, mas futebol é um produto de televisão também.

Por falar em produto, a Federação Carioca está pensando a Série B como produto após o sucesso da finalíssima entre América e Goytacaz. Na mesma maré, em Santa Catarina, a RecordNews local tem apostado no futebol também. Há espaço para todos, mas para além da competição, existe o pensar como produto e não apenas como esporte.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



COLUNA #160 | Campeonato Catalão: ideologia, política ou negócio, por Albio Melchioretto COLUNA #160 | Campeonato Catalão: ideologia, política ou negócio, por Albio Melchioretto Reviewed by Ribamar Xavier on 8.10.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Tecnologia do Blogger.