O mimimi e a violência covarde inbox, por Albio Melchioretto, Coluna #158

Colunista comenta polêmica envolvendo a apresentadora Remata Fan e o jogador Jô (Reprodução)
Volto ao tema da sociedade do mimimi, no qual, alguns leitores teceram críticas. Desta vez empolgado com a fala de Renata Fan no Jogo Aberto, na última segunda-feira. Há, pelo menos, uma década tenho estudado sistematicamente o fenômeno das mídias sociais. Quando da Primavera Árabe acreditei, ingenuamente, que estávamos diante de um espaço de plena verdade e da proliferação da liberdade. Mas estes meios, tem proliferando vozes de ignorância. Doutos ignorantes tomam meias verdades e constroem protestos.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
Naquele dia, Fan, afirma em “iniciativa”, “falar a verdade sempre”. Qual o problema disto? Vi e revi várias vezes o programa e nenhum momento a vi chamando o jogador de Corinthians de ladrão. E mesmo assim, a grandeza da soma não muda a espécie, pois o princípio da verdade foi afanado no domingo passado.

E na segunda-feira, o princípio da liberdade de expressão foi suprimido e com ele o princípio do respeito. O problema não está no comentário dela, nem na interpretação errada que houve. Mas nos excessos dos defensores da falsa moral. Em nenhum momento Renata Fan julgou a persona de Jô, apenas ironizou sua atitude, ou falta de. Porém, as polêmicas machistas, descriminatórias e ofensivas. Em que curva a humanidade perdeu o bom senso? A função de Renata Fan, e de tantos outros, é a do comentário, da provocação, da ironia. Mas a ninguém cabe o escárnio e a violência. Os tempos do mimimi tomaram conta daquele que opina.

Por vezes discordo da opinião de comentaristas, de colegas colunistas, de narradores e de tantos outros. Discordar não é um problema. As conversas do dia a dia as opiniões, as colunas as provocações e ponto. Mas a agressão, em nenhuma medida é aceitável. Que as ferramentas de mídia social, que aproximaram tantas pessoas não seja o instrumento de distanciamento e ódio.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



O mimimi e a violência covarde inbox, por Albio Melchioretto, Coluna #158 O mimimi e a violência covarde inbox, por Albio Melchioretto, Coluna #158 Reviewed by Ribamar Xavier on 24.9.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.