Flamengo proíbe jornalista do jornal Extra de fazer perguntas em coletiva


O Flamengo proibiu o jornalista Diogo Dantas, dos jornais "Extra" e "O Globo", de fazer perguntas para o técnico Reinaldo Rueda, na coletiva que aconteceu após o treino desta sexta-feira. A primeira informação é que a ordem partiu de Antonio Tabet, vice-presidente de comunicação. Mais tarde, o clube disse que a decisão foi institucional e tomada de forma coletiva.

Na sala de imprensa, no momento em que Diogo Dantas teve negado o acesso ao microfone para fazer perguntas, estavam presentes o presidente Eduardo Bandeira de Mello, o diretor-geral Fred Luz e o diretor de futebol Rodrigo Caetano (que chegou ao fim da entrevista).
(Reprodução)
O departamento de comunicação do Flamengo informou que a proibição para fazer perguntas foi adotado apenas nesta sexta-feira. Outro veículo, a emissora ESPN está proibida de fazer pautas exclusivas, com acesso apenas a treinos, zonas mistas e coletivas de imprensa.

A proibição se dá por conta da linha editorial adotada pelos jornais. No dia 1º de setembro, o "Extra" publicou em sua capa que não chamaria mais o goleiro Muralha pelo apelido, mas pelo nome - Alex Roberto. A decisão, segundo o jornal, foi porque Muralha não fazia jus ao apelido. Nesta sexta, dois dias após a derrota para o Cruzeiro na final da Copa do Brasil, o "Extra" publicou, em sua capa, que o departamento de inteligência do Flamengo foi quem orientou o goleiro a pular para o lado direito em todas as cobranças do Cruzeiro na decisão por pênaltis. Em um destaque menor, o veículo adotou um tom crítico ao destacar que o vice-presidente de Comunicação do Flamengo foi às redes sociais anunciar que o clube havia assumido a liderança do ranking de clubes em base digital. O jornal, abaixo da chamada, disse: "Parece uma piada. Mas a torcida não acha a menor graça".

O Flamengo divulgou o seguinte comunicado a respeito do caso:

"O jornal “Extra”, de maneira ininterrupta, tem difamado o Clube de Regatas do Flamengo. Diferente de outros veículos, muitas matérias publicadas no jornal ultrapassam a crítica e insistem num inadequado tom jocoso. Até o editorial, espaço mais nobre e sério da publicação, já estampou deboche em relação a profissionais do clube.

Como este comportamento não condiz com o jornalismo praticado por outros veículos no dia a dia do clube, o Flamengo se reserva o direito de não atender às demandas exclusivas do jornal.

Esta decisão não tem caráter pessoal, mas, sim, institucional. E, apesar dela, o “Extra” segue tendo acesso às dependências do clube e podendo participar de entrevistas coletivas normalmente."


A Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ) também divulgou nota sobre o caso. Leia abaixo.

A ACERJ – Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro – repudia a atitude da diretoria do Flamengo de proibir que o repórter Diogo Dantas, do Jornal Extra, formulasse sua pergunta ao técnico Reinaldo Rueda, durante a entrevista coletiva desta sexta-feira, dia 29 de setembro de 2017. Tal procedimento é um ato de censura que se contrapõe aos procedimentos de uma administração que se proclama moderna e de vanguarda, e em nada contribui para as boas relações clube/imprensa, preceito que a Diretoria da ACERJ prega. Aliás, desde o início de nossa gestão, em abril de 2017, vimos solicitando um encontro da Diretoria da ACERJ com a Diretoria do Flamengo, que vem sendo protelado pelo clube. Encontros que já fizemos com as Diretorias do Botafogo e do Vasco e que foram esclarecedoras e produtivas. O Flamengo sempre foi, ao longo da história, um exemplo de respeito à liberdade de imprensa, mas a atitude de hoje mancha essa trajetória.


AINDA SOBRE O ASSUNTO
Jornalista dos jornais Extra e O Globo confirma que Flamengo voltou atrás na proibição
Jornal demite vice de comunicação do Flamengo após censura a jornalista


Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Flamengo proíbe jornalista do jornal Extra de fazer perguntas em coletiva Flamengo proíbe jornalista do jornal Extra de fazer perguntas em coletiva Reviewed by Ribamar Xavier on 29.9.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.