Off-line, por Albio Melchioretto, Coluna #154

Colunista comenta as crescentes transmissões esportivas pela Internet (Reprodução)
A Liga ACB apostará nas transmissões via internet nesta temporada. Foi uma das manchetes que pude ler ontem. Cada vez mais comum será o acesso de eventos esportivos na internet. Se o nobre leitor, perceber, a quantidade de transmissões exclusivas pela internet na grade apontada aqui no site e compará-las com dois anos atrás perceberá uma crescente exponencial. Será este o caminho das transmissões esportivas?

Mas não é assim que caminha a humanidade, às vezes, a passo de formiga e sem vontade, como cantaria Lulu Santos. A frenesi criada em torno do Sportflix, a Netflix do esporte, durou pouco. Diversos dirigentes de ligas e canais correram para as mídias para desmentir acordos ou intenções de aliar-se com a nova empresa. Apesar de o serviço estar comparado com o Netflix, e uma comparação estratégica para divulgação em massa, encontrará, se lançado e legalizado, fortes concorrentes, como algumas mídias sociais já consagradas

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
Já apontei aqui, na coluna #145, as dificuldades que um serviço via internet apresenta. Mas esta proposta pareceu-me interesseira na onda de outro serviço. A questão que me intriga é saber porque qual motivo os detentores dos direitos abrirão mão de seus serviços e playeres para deixar outro crescer? Não faz muito sentido. Muitos levaram-se ao gritar sobre a questão dos direitos e da territorialização sobre os eventos. Como ficaria pela rede tal possibilidade?

A mudança de paradigmas de transmissões é certa. Mas o caminho e o método ainda podem ser questionados. Teremos vários modelos de negócios. Não me agrada a formação de grandes plataformas e das federações fazendo este serviço. Mas entendo, que por ora, este será o caminho a curto prazo. Mas há outra questão que me intriga, quando penso o modelo do Benfica, de Lisboa, adotado nos últimos anos: até quanto você está disposto a pagar por isso?

Por falar nisso, o Edu Cesar, do Papo de Bola, anuncia o retorno de seu aclamado site para os próximos dias. Aguardemos as “boas novas”.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Off-line, por Albio Melchioretto, Coluna #154 Off-line, por Albio Melchioretto, Coluna #154 Reviewed by Ribamar Xavier on 27.8.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.