O boom dos esportes eletrônicos

Torneios de Counter Strike, por exemplo, são mostrados pela ESPN
Os esportes eletrônicos, ou eSports, são uma competição de videojogos que pode decorrer tanto em modo online ou offline através de diversas plataformas organizadas. Os torneios são normalmente realizados em grandes arenas ou estádios de futebol, de modo a acomodar o enorme público que procura assistir estes campeonatos ao vivo. No entanto, nem todos os campeonatos são jogados com acesso ao público, especialmente os que são feitos em modo online, e para tal existem plataformas de live streaming que permitem assistir a estes jogos em direto. A plataforma de livestream mais popular para a comunidade de videojogos na atualidade é a Twitch, no entanto, o Youtube também está a acompanhar o conceito após ter lançado o Youtube Gaming.

O conceito de videojogos nasceu há cerca de 40 anos, e tem crescido exponencialmente desde então. O que inicialmente começou por ser uns jogos de ténis e de tetris, agora são jogos de realidade virtual, o que demonstra o acompanhamento da tecnologia com o desenvolvimento de videojogos. Um dos fatores que certamente contribuiu para o rápido crescimento da indústria foi a introdução do modo competitivo e profissional dos jogos de vídeo.

O assunto de se tornar um jogador profissional de um videojogo ainda é um assunto tabu entre a população, no entanto, a indústria dos eSports já tem sido comparada a outros jogos tradicionais como o futebol, basketball e poker. Existem de facto diversas semelhanças entre os jogadores dos diferentes esportes profissionais, como por exemplo, o facto de que ambos têm de desenvolver o pensamento estratégico e o espírito competitivo, para além de terem que melhorar os seus reflexos e outras capacidades físicas relacionadas com o nível técnico do jogo. Sejam um jogo em equipa como o Counter Strike Global Offensive, ou um jogo individual como o Hearthstone, o público alvo dos eSports, em semelhança com os jogos tradicionais mencionados, é a população jovem, com uma grande percentagem sendo do sexo masculino.

A indústria dos videojogos tem ascendido de uma forma monstruosa nos últimos anos, tornando os jogos de vídeo num mercado extremamente lucrativo, com uma quantidade de aderentes em cerca de milhões, com novas pessoas a juntarem-se à comunidade diariamente. Falando agora de números, League of Legends, que é um jogo gratuito online, teve uma das maiores visualizações de sempre em alguns dos seus torneios. Em 2013, o League Championship series teve um total de 32 milhões de visualizações, acompanhado por 205 milhões de visualizações no ano posterior durante a transmissão em direto e ao vivo na arena.

Os eSports já começaram a ser aceites na atualidade, já sendo transmitidos em canais de esporte, e outras fontes dos media já procuram cobrir os acontecimentos. Para além da plataforma Twitch mencionada anteriormente, o canal da ESPN também já transmite alguns dos torneios eSports, como por exemplo do jogo Counter Strike.

Este jogo é atualmente um dos jogos mais bem representados pelos brasileiros, com equipas como os SK Gaming e os Immortals a colocarem-se constantemente nos pódios de diversos campeonatos do videojogo.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



O boom dos esportes eletrônicos O boom dos esportes eletrônicos Reviewed by Ribamar Xavier on 17.8.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.