Imprensa caça-cliques, por Alipio Jr Coluna #138

Colunista comenta postura da imprensa, inclusive na cobertura do clássico Botafogo e Flamengo (Gilvan de Souza / Flamengo)
Na última semana tivemos os jogos semifinais da Copa do Brasil. Não sei como foi o confronto no sul do país, mas o confronto carioca foi carregado de tensão e confusão, como tem sido todos os jogos entre Botafogo e Flamengo, na gestão dos atuais presidentes. Ambos têm culpa e razão nas suas reclamações e suas torcidas já passaram dos limites nas reações, é fato. Entretanto o que a imprensa fez esta semana, foi risível.

Nesse ponto é fácil apontar o dedo para o que de mais esdrúxulo aconteceu, demonstrando a ruindade da nossa imprensa esportiva, sempre nos dando motivos para sorrir e alimentando nossa coluna semanal com a vergonhosa prática de manipular fatos para tentar alcançar a audiência. Um verdadeiro show de horrores. 

Começou com a malfadada entrevista do treinador Jair Ventura e Renato Gaúcho na FOX Sports. Paralelo ao que estava acontecendo, havia um programa ao vivo na ESPN em que Juca Kfouri começou a discutir o ocorrido no outro canal. Peraí. Ele estava assistindo o concorrente no intervalo, alguém soprou no ponto ou foi baseado nas redes sociais que deu todo aquele show em seu programa?

No decorrer da semana, no pós-jogo tivemos as costumeiras farpas e pedidos de desculpas de lado a lado eclipsados pelo deprimente caso de injúria racial ocorrido no jogo, mas numa tentativa de se manter relevante, o perfil oficial da FOX Sports disse que o Botafogo usava caixas de som para abafar a torcida adversária. Não demoraram a pipocar fotos de todo o estádio e as famigeradas caixas nada mais são que o sistema de som do estádio.

Um canal desse tamanho não pode ser caça-cliques dessa maneira tão deprimente.

Alipio Jr.
@alipioj
Em tempos de celeridade virtual, a verdade é logo descoberta e o canal passa a ideia de amadorismo. Foi o que aconteceu no Redação SPORTV (e o vídeo viralizou nas redes sociais) quando o apresentador André Rizek não só desmentiu como demonstrou os diversos equívocos sem mencionar a(s) emissora(s) diretamente, mas deixando claro para quem foi a mensagem.

Por fim, no início do final de semana, na coletiva pós-jogo, o técnico Mancini demonstrou de maneira que considero paciente até, o quanto a imprensa é bairrista, com análises rasas que privilegiam seus interessados, ao dizer que o Vitória não merecia ter vencido o Corinthians. Mancini não só acusou o repórter de ser clubista, como enumerou as chances de cada time, no debate.

E não estava de todo errado. A imprensa precisa entender que o futebol é o que é por que a forma vencedora nem sempre é a da moda. Longe de pensar que o resultado é o que vale, entretanto, a proposta de jogo quando bem executada merece ser elogiada. E ela que faz um time em desvantagem eliminar a vantagem do outro.

Essa foi uma semana difícil para a imprensa. Muito por culpa dela.

Abraços e até a próxima.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Imprensa caça-cliques, por Alipio Jr Coluna #138 Imprensa caça-cliques, por Alipio Jr Coluna #138 Reviewed by Ribamar Xavier on 22.8.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.