Comentarista ou personagem, por Albio Melchioretto, Coluna #153

Colunista fala sobre o jornalista Alexandre Oliveira, agora do Esporte Interativo (Reprodução)
Personagem, figura, por extensão, o ser humano definido por seu papel social ou comportamento dentro de um determinado espaço. A palavra tem origem francesa que nos faz pensar no papel assumido por alguém em uma situação bem específica. A televisão esportiva, quando é pensada a partir do entretenimento transforma jornalistas em personagens. Desconfigura o analista para transformá-lo numa entidade transcendente.

Nunca gostei de falar diretamente de jornalistas neste espaço. Até mesmo que porque não estou aqui comentar pessoas e sim fatos relacionados a mídia esportiva, mas esta coluna tangencia um profissional. Nao falarei diretamente do competente Alexandre de Oliveira, mas do personagem Alê de Oliveira e sua estreia no canal Esporte Interativo. Após seu desligamento da ESPN Brasil o comentarista foi procurado e contratado pelo canal do grupo Turner.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
Na terça-feira passada, 15, acompanhei atentamente sua estreia no Esporte Interativo. Quando o personagem de humor ácido, piadas inesperadas de situação destila seu conhecimento com uso da ironia ele se relaciona com o telespectador de maneira diferenciada. Ele trata o espectador como fã, algo comum em seu ex-canal. Ao categorizar o espectador em fã está ele conferindo um ser grau de grandeza para aquele que antes estavam no anonimato. Traz consigo um conjunto além do convencional.

Com isto, o personagem dá a si mesmo uma liberdade de trocadilhos, piadas, brincadeiras que levam a plateia a diversão. O factual deixa de ter importância maior e o personagem assume o controle de toda a situação.

Mas é este o papel do analista esportivo?

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Comentarista ou personagem, por Albio Melchioretto, Coluna #153 Comentarista ou personagem, por Albio Melchioretto, Coluna #153 Reviewed by Ribamar Xavier on 20.8.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.