Os debates esportivos não apresentam fundamentos, por Albio Melchioretto, Coluna #149

Colunista elogia iniciativa do BandSports em mostrar fase final da Copa Ouro (Reprodução)
Passo por três temas. A coluna faz uma viagem por lugares diferentes para exercer crítica única: os apresentadores dos programas de debate esportivo (mesas redondas).

BAIXO Q.I.

A mídia esportiva precisa de fanfarões para ocupar a inércia intelectual. Após os dois empates do Corinthians os grandes debatedores de mesa-redonda afirma que a queda do líder do brasileirão está relacionada a “praga” do treinador do Grêmio. Não seria mais inteligente analisar a forma de jogar do Atlético-PR e do Avaí que pararam o Corinthians e da dificuldade de Carille em repor peças? Não faz sentido ver o jornalismo esportivo se rendendo a ausência de análise, de números e insistir em trocadilhos e entrevistas sem sentido para justificar o lógico. Em alguns canais, os que apresentam tal problema, deveria largar o departamento para associar-se ao entremetimento.

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
GOLDCUP

O canal do grupo Bandeirantes acertou em apostar na fase final da Copa das Confederações. É uma pena que muitas competições ficam relegadas ao segundo plano. A primeira fase, mesmo que fraca, da Copa Oura é interessante, embora, a tendência, pelo que vemos, está em montar uma mesa com imbecis discutindo futebol em vez de mostrá-lo e debater verdadeiramente.

AS MESAS QUADRADAS

O foco de minhas críticas nesta coluna está nos programas de debate. Esta semana o debate transcendeu o limite do bom senso. As críticas no caso de Neymar entre PSG e Barcelona, fez a crítica entre profissionais transformar a notícia em algo desagradável. Acusações e palavras ásperas dão dom ao debate que excedeu a tela do televisor. Releitura do código de ética faz bem.

Debater é preciso e construtivo. Mas imposição de ideias, ou supervalorização das imbecilidades apenas emburrecem a audiência qualificada, ou nem tão qualificada assim.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Os debates esportivos não apresentam fundamentos, por Albio Melchioretto, Coluna #149 Os debates esportivos não apresentam fundamentos, por Albio Melchioretto, Coluna #149 Reviewed by Ribamar Xavier on 23.7.17 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.